Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

Hospital de Niterói já pode fazer transplantes de medula óssea alogênico não aparentado

O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) foi credenciado pelo Sistema Nacional de Transplante, do Ministério da Saúde, para a realização de transplante de medula óssea alogênico não aparentado. Essa modalidade usa a medula ou as células-tronco de doadores voluntários sem vínculo sanguíneo com o paciente - são os inscritos no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea ou em bancos de sangue públicos de cordão umbilical e placentário.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ano passado 165 transplantes de medula óssea realizados no Estado do Rio foram notificados no Registro Brasileiro de Transplantes - 59 deles alogênicos e 106 autólogos (quando o paciente é o próprio doador). Desse total, 97 foram feitos no CHN - foram 24 alogênicos e 73 autólogos.

Além dessa nova modalidade, o CHN executa transplantes renais de um doador vivo ou falecido e ainda transplante renal em bloco; transplante de tecidos musculoesqueléticos - que incluem ossos, tendões, meniscos e cartilagens - e transplantes de medula óssea autólogos e alogênicos aparentados.

Doadores compatíveis

O transplante de medula óssea não aparentado é indicado para pessoas que não podem usar as próprias células ou quando não foram encontrados doadores compatíveis na família. A médica Márcia Garnica, infectologista do CHN Transplante, explica que essa modalidade é alternativa para o tratamento de leucemias e linfomas e é também indicada para alguns indivíduos com doenças não malignas, como a anemia falciforme. Nessas doenças, a medula não consegue produzir, com eficácia, as células sanguíneas.

- Um problema frequentemente encontrado era a dificuldade no acesso a um doador compatível, isso tem acontecido por causa de mudanças do formato das famílias, que são menos numerosas, o que diminui a probabilidade de compatibilidade para a doação. Porém, com o credenciamento não aparentado para o acesso a doadores alternativos, com base em bancos de doadores, por exemplo, essa história mudou - disse Garnica.

 

Fonte: Extra - RJ

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator