Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

Ministério da Saúde aprova novo protocolo para o tratamento da PTI

 

Boa notícia! Ministério da Saúde aprova novo protocolo para o tratamento da PTI

 

A Abrale, juntamente com os pacientes, lutou e conseguiu obter esta importante conquista

 

No dia 7 de agosto de 2019 o Ministério da Saúde aprovou novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Púrpura Trombocnitopênica Idiopática (PTI), tornando melhor o caminho que norteia a assistência aos pacientes no âmbito do SUS.

O PCDT traz informações importantes quanto ao manejo da doença em crianças, adolescentes, adultos, gestantes, em casos de emergência e nos casos de doença refratária, e como principal atualização está a incorporação do medicamento eltrombopague olamina.

 

A droga tem como objetivo ser uma alternativa quando o paciente não apresentar resposta satisfatória com os medicamentos anteriores. De acordo com o Ministério da Saúde, o eltrombopague olamina apresentou ótimos resultados na redução do risco de sangramentos. Por isso, ele deve ser administrado em caso de doença refratária, nos casos em que o paciente apresente sangramento e nível de plaquetas inferior a 20.000/mm³. Sendo que a escolha da terapia depende da rapidez com que a contagem de plaquetas precisa ser aumentada e dos diferentes perfis de toxicidade das terapias disponíveis.

 

Essa conquista, obtida pelos esforços da Abrale e de todos os pacientes, é muito importante para o tratamento da PTI no país. E embora esta publicação seja uma vitória, continuaremos de olho para garantir que o melhor tratamento esteja sendo oferecido para todos os pacientes!

 

Em caso de dúvida, entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente através dos telefones (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Não deixe também de conferir nossos conteúdos sobre PTI na Revista Online.

 

Link da Portaria Conjunta nº 9, de 31 de julho de 2019, publicada no Diário Oficial da União: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/Portaria/2019/PortariasConjuntas_SCTIE_SAS_8e9_2019.pdf

 

Link do Relatório de Recomendação da CONITEC - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Púrpura Trombocitopênica Idiopática:   http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2019/Relatorio-PCDT-PurpuraTrombocitopenicaIdiopatica.pdf

 

Fonte: Abrale

 

Banner Revista Abrale - Receba em sua casa gratuitamente

Você que é paciente, cuidador, médico ou profissional de saúde, quer receber gratuitamente a Revista Abrale?

Botão Sim, Eu Quero

Caso contrario é só fechar esta janela e continuar navegando em nosso site

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

logo rodape parceria social v02