Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

Abrale pede prorrogação das Consultas Públicas para Mielofibrose e Leucemia Mieloide Crônica para Conitec

A sociedade precisa de mais tempo para dar sua contribuição a favor dos pacientes

No dia 21 de fevereiro de 2020, a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS – Conitec, abriu duas consultas públicas muito importantes para os pacientes.

A Consulta Pública (CP) n.º 02 – Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Leucemia Mieloide Crônica do Adulto e a CP n.º 04 – Ruxolitinibe para tratamento de pacientes com mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial, de risco intermediário-2 ou alto.

Ambos assuntos exigem tempo e muita atenção. Desde o dia 21 de fevereiro, diversos eventos aconteceram no Brasil.  Dentre os destaques está a celebração do feriado de Carnaval, ocorrido entre os dias 21 e 26 de fevereiro, o que dificultou a divulgação das informações das consultas públicas, já que muitos tiveram mudanças em suas rotinas nesta data.

Destaca-se, também, a confirmação de 2 casos de Coronavírus (COVID-19), que colocou o país sobre constante atenção, principalmente os residentes do estado de São Paulo. Os veículos de mídia, grandes ou pequenos, ocuparam a pauta da saúde com este único assunto, restando pouco espaço para divulgação dos outros temas.

As duas consultas públicas exigem dedicação e atenção na leitura dos relatórios técnicos, e diante deste cenário, médicos, pacientes e organizações sociais afirmaram que não houve tempo suficiente para análise documental.

Pensando neste problema, estamos pressionando a Conitec, pedindo a prorrogação do prazo em 10 dias. A Abrale pede respeito e consideração aos pacientes de LMC e mielofibrose, pois todos querem contribuir e precisam de mais tempo. Apoie esta causa!

- Participe da Consulta Pública para incorporação, no SUS, do Ruxolitinibe. Medicamento aumenta o tempo de sobrevida: https://www.abrale.org.br/abrale-noticias/489-ajude-os-pacientes-com-mielofibrose

- É direito de todos os pacientes terem acesso aos três inibidores de tirosina quinase presentes no SUS. Mas na prática, não é bem assim que vem acontecendo. Participe da Consulta Pública: https://www.abrale.org.br/abrale-noticias/488-juntos-podemos-mudar-o-protocolo-clinico-para-lmc-no-brasil

A Abrale está fazendo pressão!

Confira o ofício enviado para a Diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em saúde, Dra. Vania Cristina Canuto Santos: http://bit.ly/2TzgwIY

Confira também o ofício enviado para o Secretário Denizar Vianna de Araújo - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCTIE: http://bit.ly/2VRjg7p

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

logo rodape parceria social v02