Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

linfoma

Data de criação: 08 Abril 2016

Diagnóstico - LNH

Consultoria Dr. Bernardo Garicochea

Se o paciente apresentar o aumento dos gânglios (carocinhos), o primeiro exame será físico e o médico irá apalpar a região. Mas para confirmar o linfoma, será necessária uma apuração mais aguçada.

Exames de imagens costumam ser solicitados para determinar a extensão da doença, quais órgãos e partes do corpo foram atingidos. São eles:

img 9 tomografia

· Tomografia computadorizada: o equipamento possui uma mesa em que o paciente fica deitado para a realização do exame, e por meio de raio x, pequenas fatias de regiões do corpo são avaliadas.

· Ressonância magnética: este método utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens e permite uma avaliação dos órgãos internos de uma maneira mais abrangente.

· PET Scan: ele mede variações nos processos bioquímicos, e pode ajudar a mostrar se um gânglio linfático aumentado contém linfoma ou se é uma alteração benigna. Este exame também pode identificar se pequenas áreas do corpo contém a doença e até se o linfoma respondendo ao tratamento.

Para realizá-lo, o paciente deve receber uma injeção de glicose ligada a um elemento radioativo, e ao se submeter a uma tomografia computadorizada, os sinais da radiação emitidos pelo elemento radioativo poderão determinar qual a região em que a glicose está metabolizada em excesso.   

Encontrados os gânglios, nódulos aumentados ou órgãos acometidos, será necessário realizar uma biópsia, ou seja, será removida uma amostra do tumor para análise.

Caso seja constatado o linfoma, é nessa fase que começam os testes de citogenética e imuno-histoquímica nas células, que por meio de uma pequena amostra de sangue, irão classificar o tipo do linfoma e seu estadiamento. 

É possível que o médico peça uma biópsia da medula óssea (por meio de uma agulha, é removido um pequeno fragmento do osso na região lombar), que mostrará se a medula também foi afetada pelo linfoma.

O hemograma (exame de sangue) irá monitorar as contagens das células sanguíneas e ajudará a entender uma evolução da doença, caso ela ocorra.

**Todos estes exames estão disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Se estiver enfrentando algum problema, saiba que a Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico.

Converse com seu médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro! 



 

 

Vídeos de Linfoma

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator