Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

mieloproliferativas

Data de criação: 11 Abril 2016 Last modified on 11 Abril 2016

Diagnóstico - Mastocitose

Consultoria: Dr. Fábio Pires 

Ele é baseado na presença e acúmulo de mastócitos anormais no corpo. Porém, diferentemente da maioria dos glóbulos brancos, esse grupo de células não fica circulando pela corrente sanguínea – os mastócitos costumam se concentrar nos tecidos e em alguns órgãos, como pele, intestino e medula óssea. Por isso, a doença não é facilmente detectada pelo hemograma (exame de sangue).

O maior alerta se dá na identificação de lesões de pele. O Sinal de Darier, quando tais lesões ficam intensificadas após atrito, consegue detectar cerca de 90% dos casos. Mas o especialista pode solicitar também uma biópsia da lesão para ser estudada em laboratório.

Em raros casos, o paciente não apresenta lesões de pele, o que dificulta o diagnóstico. Por isso, é comum que haja um aumento de mastócitos na medula óssea, que será identificado em uma biópsia da medula (quando um pedacinho do osso da bacia é retirado). Este exame também irá verificar se há mutação do cromossomo KIT.

Um exame simples, porém, extremamente importante é a triptase sérica. Níveis elevados no sangue de triptase sérica, uma enzima produzida pelos mastócitos, são encontrados em praticamente todos os casos de mastocitose sistêmica, e em formas mais graves de mastocitose cutânea.

Para complementar a investigação, são pedidos os exames de imunofenotipagem, que analisa melhor as células doentes, além de imuno-histoquímica e citogenética, que permitem observar especificamente os cromossomos.

Como a mastocitose pode atingir os ossos e diversos outros órgãos, ultrassom e densitometria óssea também podem ser opções no momento da investigação.

**Todos estes exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Se vocês estiver enfrentando algum problema, saiba que a Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico

Converse com seu médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro! 

 

 

Vídeos de Mieloproliferativas

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator