Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

mieloproliferativas

Data de criação: 11 Abril 2016 Last modified on 11 Abril 2016

Tratamento - Mielofibrose

Consultoria: Dra. Monika Conchon

 

Transplante de medula óssea

Também chamado por transplante de células-tronco hematopoéticas, este é o único tratamento que pode levar à cura da mielofibrose. Mas tudo vai depender das condições clínicas, como a idade do paciente, por exemplo.

Caso essa seja a indicação, o tipo de transplante escolhido será o alogênico (quando a medula vem de um doador 100% compatível). Saiba mais sobre o TMO  

 

Medicamentos

Com os avanços da medicina, hoje é possível tratar a mielofibrose com medicamentos também. O Ruxolitinib, inibidor do gene JAK2, é a principal indicação, pois combate especificamente a mutação deste gene, e apresenta resultados positivos. Este é um medicamento oral (comprimido), e dentre os efeitos colaterais estão tonturas, dores de cabeça, hematomas e infeções do trato urinário.

Também são utilizados: Eritropoetina, Prednisona, Danazol e Hidroxiureia.

Estes medicamentos estão aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas apenas o Ruxolitinib não tem distribuição gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!

 

Acompanhamento médico

Como vimos em O que é, a mielofibrose pode se transformar em uma leucemia mieloide aguda. Por este motivo, é essencial que o paciente tenha um acompanhamento médico rigoroso, também conhecido por manutenção.

Converse sempre com seu médico, questione sobre seu quadro, o tratamento e as respostas que está obtendo. Sinta-se à vontade para falar sobre tudo. E siga à risca os cuidados indicados pelo especialista, sempre.

 

 

 

Vídeos de Mieloproliferativas

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator