Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

mieloproliferativas

Data de criação: 11 Abril 2016 Last modified on 11 Abril 2016

Tratamento - Policetemia Vera

Os casos menos graves, que normalmente não apresentam sintomas, geralmente passam apenas por acompanhamento médico e por um procedimento chamado flebotomia, que nada mais é que a retirada de sangue por uma veia – geralmente é coletado meio litro. O objetivo é afinar o sangue.

 

Medicamentos

O quimioterápico Hidroxiureia (via oral) é um dos medicamentos utilizados, com o objetivo de diminuir a quantidade de plaquetas. Mas não se assuste, porque diferente da quimioterapia, que engloba um conjunto de medicamento para eliminar todas as células doentes, este fármaco não causa tantos efeitos colaterais. Alteração do paladar e náuseas são alguns deles. Mas saiba que existem alternativas para amenizá-los. A nutrição é uma importante aliada na melhora de cada um deles, e por isso a Abrale fez uma seleção de alimentos que vão te ajudar bastante neste momento.    

A imunidade baixa, comum a esta fase do tratamento, pode facilitar o surgimento das infecções. A febre é o aviso de que um processo infeccioso está começando, então não deixe de procurar seu médico. Se for necessário, medicamentos serão administrados.

Mas com pequenos cuidados, como lavar as mãos com frequência, você pode evitar que essas temidas infecções apareçam. Veja outras dicas

O uso de aspirina, como AAS e Heparina, em doses baixas, também são indicados por alguns médicos, pois estes medicamentos afinam o sangue e evitam o risco de trombose.

Estes medicamentos têm registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!

 

Transplante de medula óssea

A cura só virá com a realização do transplante de medula óssea (TMO), hoje chamado de transplante de células-tronco hematopoéticas. O especialista irá avaliar as condições clínicas do paciente, como sua idade e estadiamento da doença.

Caso opte por este tratamento, o transplante realizado será o alogênico, quando é necessário ter um doador 100% compatível.

Para entender melhor este procedimento, clique aqui.

 

Acompanhamento médico

O tratamento para a policetemia vera possibilita bons resultados para o paciente, mas é muito importante realizar a chamada manutenção. O médico precisa ficar a par de todos os acontecimentos, para caso precise mudar a terapia, o faça rapidamente.

Converse sempre com seu médico, questione sobre seu quadro, o tratamento e as respostas que está obtendo. Sinta-se à vontade para falar sobre tudo. E siga à risca os cuidados indicados pelo especialista, sempre.

 

 

 

 

Vídeos de Mieloproliferativas

Certificados

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

Hospedagem Voluntária

hostgator