Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

16 alimentos superpoderosos

  

Imagem Verduras
Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer

Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer

  1. Alho 

 

 

 

 

 

Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa, feita em países do sul da Europa, descobriu uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e a redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

  1. Batata-doce 

 

 

 

 

 

Contém uma grande quantidade de betacaroteno, antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata-doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável.

  1. Iogurte

 

 

 

 

 

O do tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.

  1. Tomate

 

 

 

 

 

Possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres e, por causa dela, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ele deve ser ingerido diariamente, seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo.

  1. Frutas cítricas

 

 

 

 

 

Já é conhecido que elas são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.

  1. Gengibre

 

 

 

 

 

Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.

  1. Peixes

 

 

 

 

 

Alimentos, como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

  1. Vegetais verdes

 

 

 

 

 

Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve e espinafre possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças, o ácido fólico ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e os compostos sulfídricos ajudam na desintoxicação hepática.

  1. Cogumelos

 

 

 

 

 

Alguns contêm alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando a imunidade. Outro nutriente encontrado em vários cogumelos é o selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres. Cogumelos como o shiitake e shimeji são uma ótima opção para cuidar da imunidade e provar uma comida saborosa.

  1. Nozes, castanhas e amêndoas

 

 

 

 

 

As oleaginosas são ricas em vitamina E, que ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos. Por exemplo, a castanha do Pará tem como recomendação diária apenas duas unidades.

  1. Melancia

 

 

 

 

 

Possui um potente antioxidante chamado glutationa, que é grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Açaí

 

 

 

 

 

Rico em antioxidantes que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.

  1. Cúrcuma

 

 

 

 

 

É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

  1. Pimentão

 

 

 

 

 

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

  1. Chás

 

 

 

 

 

Verde ou preto, com ou sem cafeína, possuem polifenóis e flavonóides que ajudam a combater várias doenças.

  1. Alimentos ricos em zinco

 

 

 

 

 

Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

RECEITAS

Sopa de tomate

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de tomate
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • 1/4 xícara de chá de água quente
  • 2 pães franceses
  • Queijo ralado a gosto

PREPARO

  • Retire a pele dos tomates, faça um corte em X em torno do tomate cru e coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Retire, deixe esfriar. Puxe a pele
  • Corte os tomates em cubinhos
  • Aqueça o azeite numa panela em fogo médio
  • Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre
  • Adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos, em fogo baixo e com a panela tampada
  • Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto
  • Enquanto a sopa cozinha, corte os pães em cubos
  • Adicione o pão e mexa levemente, até ele absorver parte do líquido e engrossar a sopa
  • Retire a sopa do fogo
  • Polvilhe com queijo ralado e sirva em seguida

Para mais dicas de alimentação, assista ao vídeo da  TV Abrale!

7
Deixe um comentário

4 Comentários da postagem
3 Respostas da postagem
5 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
6 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
carlos

Ótima matéria! Parabéns!

Ana

Ótima matéria. Sempre é bom abordar orientação alimentar.

Rosana

Parabéns, aprendo muito com suas matérias.

Ana Maria Ziccardi

Olá! Sugiro que incluam observações sobre os efeitos colaterais da cúrcuma na interação com outros medicamentos, como por ser lido neste texto e em outros. É de conhecimento científico que a cúrcuma interfere na coagulação do sangue. Aliás, os chás também devem ser tomados com cuidado. Sabemos que todas as plantas e alimentos com efeitos curativos podem interagir com medicamentos. Obrigada!
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/6400-curcuma-interacao-medicamentosa

Dayane

Boa tarde! assim como a cúrcuma o gengibre tbm nao é nada indicado em pessoas com problemas nas plaquetas, o gengibre desagrega as mesmas .