Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

16 alimentos superpoderosos

  

Imagem Verduras
Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer

Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer

  1. Alho 

 

 

 

 

 

Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa, feita em países do sul da Europa, descobriu uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e a redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

  1. Batata-doce 

 

 

 

 

 

Contém uma grande quantidade de betacaroteno, antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata-doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável.

  1. Iogurte

 

 

 

 

 

O do tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.

  1. Tomate

 

 

 

 

 

Possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres e, por causa dela, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ele deve ser ingerido diariamente, seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo.

  1. Frutas cítricas

 

 

 

 

 

Já é conhecido que elas são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.

  1. Gengibre

 

 

 

 

 

Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.

  1. Peixes

 

 

 

 

 

Alimentos, como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

  1. Vegetais verdes

 

 

 

 

 

Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve e espinafre possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças, o ácido fólico ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e os compostos sulfídricos ajudam na desintoxicação hepática.

  1. Cogumelos

 

 

 

 

 

Alguns contêm alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando a imunidade. Outro nutriente encontrado em vários cogumelos é o selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres. Cogumelos como o shiitake e shimeji são uma ótima opção para cuidar da imunidade e provar uma comida saborosa.

  1. Nozes, castanhas e amêndoas

 

 

 

 

 

As oleaginosas são ricas em vitamina E, que ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos. Por exemplo, a castanha do Pará tem como recomendação diária apenas duas unidades.

  1. Melancia

 

 

 

 

 

Possui um potente antioxidante chamado glutationa, que é grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Açaí

 

 

 

 

 

Rico em antioxidantes que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.

  1. Cúrcuma

 

 

 

 

 

É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

  1. Pimentão

 

 

 

 

 

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

  1. Chás

 

 

 

 

 

Verde ou preto, com ou sem cafeína, possuem polifenóis e flavonóides que ajudam a combater várias doenças.

  1. Alimentos ricos em zinco

 

 

 

 

 

Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

RECEITAS

Sopa de tomate

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de tomate
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • 1/4 xícara de chá de água quente
  • 2 pães franceses
  • Queijo ralado a gosto

PREPARO

  • Retire a pele dos tomates, faça um corte em X em torno do tomate cru e coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Retire, deixe esfriar. Puxe a pele
  • Corte os tomates em cubinhos
  • Aqueça o azeite numa panela em fogo médio
  • Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre
  • Adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos, em fogo baixo e com a panela tampada
  • Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto
  • Enquanto a sopa cozinha, corte os pães em cubos
  • Adicione o pão e mexa levemente, até ele absorver parte do líquido e engrossar a sopa
  • Retire a sopa do fogo
  • Polvilhe com queijo ralado e sirva em seguida

Para mais dicas de alimentação, assista ao vídeo da  TV Abrale!

3
Deixe um comentário

2 Comentários da postagem
1 Respostas da postagem
2 Pessoas acompanhando a postagem
 
Comentário mais com mais reações
Comentário mais relevante
3 Comentários de autores
  Receba um aviso sobre comentários nessa notícia  
recentes antigos
Me avise quando
carlos

Ótima matéria! Parabéns!

Ana

Ótima matéria. Sempre é bom abordar orientação alimentar.