Skip to content

“Eu doei a minha medula óssea”

Compartilhe

Última atualização em 10 de dezembro de 2021

A doação de medula óssea é simples e um grande exemplo de solidariedade

“Hoje posso dizer que eu tenho dois filhos de sangue. ” Essa é a D. Suely Walton, a primeira doadora de medula óssea não aparentada, ou seja, de alguém que não é da família do receptor.

Foi ela que, em 1992, inaugurou um capítulo tão importante para o tratamento do câncer no Brasil, uma vez que o transplante de medula óssea, tantas vezes, é a grande esperança de cura para muitos pacientes com cânceres do sangue.

A partir da ação da D. Suely, o Brasil começou a desenvolver o seu banco de doadores, o Redome, hoje o terceiro maior do mundo.

 E por que é tão importante ser um doador? Porque a probabilidade de compatibilidade entre doador e receptor é mínima, na casa de 1 para 100 mil pessoas. Numa lógica matemática, fica fácil entender que quantos mais doadores mais chances de apenas um deles ser compatível com um de muitos receptores necessitados do transplante.

 

“Doe por amor e não pela dor’

“Meu irmão tinha leucemia. Eu tentei ser a doadora dele, mas não havia compatibilidade. Na época não existia banco de medula. Mas assim que foi criado um, eu estava lá”, conta D. Suely, cujo irmão não resistiu ao câncer. 

“Hoje digo: ‘Doe por amor e não pela dor’. Isto é, a gente não precisa esperar que alguém da família tenha câncer para se mobilizar. Podemos nos disponibilizar como doadores já. É um bem enorme que fazemos para tanta gente”. No caso de D. Suely, para mais de uma pessoa. 

Depois de ter os dados registrados no banco de doadores, eles são cruzados com os dos receptores. Se houver sinais de compatibilidade e se, na época da doação, de fato, o doador estiver em plenas condições físicas, é feita a retirada da medula. Esse processo, no entanto, geralmente demora. D. Suely, por exemplo, esperou cinco anos até surgir um receptor. Depois da primeira doação, surgiu outro, cinco anos mais tarde. E ela fez nova doação. Agora, participa ativamente de campanhas para incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.

Doar a medula óssea é simples, embora ainda assuste muita gente. “A falta de informação gera alguns mitos, mas é tudo muito simples, mesmo. Como não estamos doentes, entramos e saímos do hospital com a maior rapidez. Depois, sentimos apenas um desconforto nas costas, área da pulsão, mas que dura 24 horas, no máximo”, conta. E conclui: “Saber que estamos dando uma vida nova para uma pessoa é uma felicidade profunda. Uma sensação que carregamos com a gente para sempre”.

Veja alguns dados do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea):

Doadores de medula óssea por região do Brasil

Receptores de medula óssea por região do Brasil

Doadores por raça, idade e sexo

Receptores por raça, idade e sexo

Entrada de novos doadores cadastrados

Estes são os números de novos doadores cadastrados a cada ano, dados disponíveis dos últimos cinco anos.

Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME)

Evolução do número de doadores cadastrados por ano.

Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME)

Número de transplantes não aparentado realizados a cada ano.

Fonte dos gráficos: REDOME


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Com certeza um dos fatores mais importantes para um paciente com câncer é o apoio familiar, seguido do apoio médico, enfermagem, etc. Tem que existir uma empatia entre médico e paciente, isso nos torna mais confiantes em vencer a doença. Sou eternamente grata a equipe que cuidou de mim durante minha quimioterapia no Einstein, ao meu médico e sua equipe
E agora estou na radioterapia, também com uma equipe fantástica. Eternamente grata a todos. Aos informativos da Abrale também. Pena não poder ser doadora de medula.

Infelizmente eu só fiquei mais a par da situação e informação após meu irmão sofrer , lutar e morrer com essa maldita leucemia, embora eu já fosse doadora de sangue e já participava no face da Abrale, leucemia zero e outros a respeito de Câncer.
Após a sua morte fui ao Hemocentro e me cadastrei , foi pela dor , mas sei que logo poderei ajudar outras pessoas e dessa vez pelo Amor.
Deus abençoe .

Sou de Campo Grande Rio de Janeiro, meu filho tem 18 e gostaria de doar a medula óssea, onde podemos ir? Eu fiz gastroplastia cirúrgica à sete meses, estou com minhas vitaminas todas okay, gostaria de saber se também posso doar (peso 63.900).

Boa noite….meu irmão precisa de um doador infelizmente irá passar novamente por tudo ele fez um transplante que seria dele mesmo mais agora a doença voltou nossa estamos arrasados mais sei que Deus está no controle

http://m.youtube.com/watch?v=61r0j2WMogU(PEDIDO DE COLABORAÇÃO NA DIVULGAÇÃO DESTA MENSAGEM) “DOAÇÃO DE SANGUE”(HEMOMINAS/MINAS GERAIS(VER VIDEO)(OBRIGADO) AMIGOS, SABEMOS NÓS QUE OS BANCOS DE SANGUE DE NOSSA CIDADE E ESTADO DE MINAS GERAIS PRECISA SER SEMPRE ABASTECIDOS PARA QUE POSSAM AJUDAR DE IMEDIATO QUEM PRECISA. FIZ ESTA MENSAGEM PARA INFORMAR E CONSCIENTIZAR A DOAÇÃO DE SANGUE PARA QUEM PRECISA.QUEM PUDER, E QUIZER COLABORAR EM REPASSAR PARA AMIGOS, AGRADEÇO. VOLUNTARIO/ HEMOMINAS/MINAS GERAIS.(EVALDO ROCHA)(SAMBA)(MENSAGEM)

Senhores,
Esses gráficos, super-importantes, são de 2017???
Exibem REREME _ Registro de RECEPTORES… Quando ao meu ver deveria ser REDOME – Registro de DOADORES… São 4 anos, perto de 5, defasados. Seria fundamental que esse inventário fosse atualizadíssimo. A quem compete? ao INCA?
Tenho LMA, estou na busca de Doador, por não ter pais nem único irmão único – o REDOME infelizmente não localizou ninguém compatível. Sigo aguardando, preocupada, com o baixo contingente de Doadores e a falta de uma Campanha Maciça de Doação. O que me sustenta é a Fé e a dedicação da Equipe de TMO do A.C.Camargo Câncer Center.

Eu vim aqui te dizer que eu te Amo, você tem um ENORME valor para mim, um valor que dinheiro NENHUM pode pagar.
Antes de eu te formar no ventre, antes de eu ter criado o mundo, você já era um plano e um sonho em meu coração.
Você nunca está só! Nós passamos por tudo juntos. Sejam momentos bons ou ruins, alegres ou tristes. Eu SEMPRE estou contigo, mesmo que não perceba!
Você é muito especial para mim.
Antes de te escolher, eu já sabia todos os seus pecados, todos os seus defeitos, todas as suas limitações, mas isso não me impediu de derramar o meu sangue naquela cruz por você. Seus erros e defeitos não me impediram de te amar e NUNCA vão. Eu te comprei foi com sangue! Acha mesmo que eu iria desistir de você?
Você não tem idéia do quanto que eu te amo!
Seu sorriso é lindo, assim como tudo em você.
Você é importante, assim como tudo o que você faz.
Você não é o que o inimigo e as pessoas dizem ao seu respeito, você é aquilo que EU digo ao seu respeito.
Eu sei que as coisas não estão fáceis, mas você não pode desistir. Eu estou ao seu lado passando por tudo isso com você. Nenhuma dor é maior do que você possa suportar.
Pode estar difícil agora, mas a sua Vitória vai chegar! Eu disse e eu farei!
Não precisa mais ter medo. Eu estou trabalhando ao seu favor sempre, fazendo tudo cooperar para o seu bem.
Os seus acertos não acrescentam o meu amor, e os seus erros não o diminuem. Meu amor é imutável!Fale mais comigo, conta tudo para mim, eu amo ouvir a sua voz, amo conhecer o mundo através de seus olhos❤
Quando não tiver mais forças para andar eu vou te carregar no meu colo!❤
Eu nunca vou desistir de você.

Eu te amo mais que a mim mesmo.
-Jesus

@cartasdoproprioamor

Back To Top