Skip to content

Sem paladar, gosto de nada

Compartilhe

Última atualização em 30 de julho de 2021

A perda de paladar acontece no tratamento do câncer, mas ela não pode comprometer a alimentação do paciente

Aos 52 anos, o engenheiro Marco Suman gosta de dizer que deve sua vida à obstinação. Há pouco mais de uma década, em 2006, começou a apresentar os sintomas de uma leucemia linfoide crônica, ou LLC tipo B. Passou por momentos realmente difíceis. Principalmente porque demorou cerca de dois anos para receber o diagnóstico preciso. Já pesando 50 kg, com o corpo debilitado e repleto de feridas e ínguas, duas das quais retiradas com cirurgia.

Após o início do tratamento, os efeitos colaterais tornaram sua rotina ainda mais complicada. Não apenas por vomitar boa parte do que comia, mas também por apresentar um quadro bastante comum entre pessoas submetidas à quimioterapia e à radioterapia: a perda de paladar – no caso dele, também de olfato. “Hoje estou bem, nunca mais vomitei e recuperei meu paladar e olfato. Devo isso a uma orientação do médico logo após o diagnóstico: ‘Tomar muita água e se alimentar’. Segui com muita determinação”, conta Suman, com 80 kg e orgulhoso por poder contar sua história.

A perda de paladar, ou disgeusia, como a medicina a nomeia, acomete pelo menos metade das pessoas que passam por quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço, informa Eloisa Massaine Moulatlet, nutricionista do Comitê de Nutrição da ABRALE. Segundo ela, entre as alterações mais frequentes estão a sensação de sabor diferente daquela experimentada antes do tratamento, a falta acentuada de paladar ou a impressão de que tudo tem o mesmo gosto. Na prática, o amargo, o doce e o salgado mudam. Algumas pessoas também podem sentir na boca um gosto “metálico” ou “químico”. Sobretudo ao ingerir alimentos proteicos, como a carne vermelha. A perda de paladar é um efeito colateral que se manifesta com o início do tratamento contra o câncer. Mas tende a cessar semanas depois de finalizada a abordagem terapêutica.

Por que o mal acontece?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a quimioterapia e a radioterapia têm ação tóxica sobre o trato gastrointestinal, com o surgimento de efeitos colaterais como a perda de paladar (disgeusia) e também anorexia, náuseas, vômitos, mucosite, diarreia e assim por diante. “Na prática, a ingestão de alimentos é frequentemente insatisfatória, . Isso requer orientação dietética e prescrição de suplementos por parte de profissionais aptos a fazer isso”, constata o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica do Inca. Além da influência direta do tratamento do câncer, as alterações do paladar podem resultar dos próprios efeitos colaterais, incluindo boca seca, infecções bucais e de gengiva, problemas dentários, náuseas e vômitos, assim como de cirurgias de nariz, boca e garganta.

Há estratégias para lidar com a perda do paladar

“Não é fácil. É preciso ser insistente. Trabalhar a mente, ter a consciência de que é uma situação passageira e viver um minuto de cada vez. Comia porque sabia que precisava comer. Para conseguir me manter forte e sobreviver, mesmo sem cheiro ou gosto, e vomitando várias vezes por dia. Pensei em desistir algumas vezes. Mas a cada intervalo entre refeições refletia e voltava a me concentrar em meu objetivo”, conta Marco Suma. “Hoje não me arrependo. Não estaria dando este depoimento se tivesse deixado de comer e beber água”.

Condimentos naturais, pratos coloridos e bonitos de se ver ajudam muito 

A nutricionista Eloisa Moulatlet reconhece as dificuldades, mas diz que a consciência de que o prejuízo de parar de comer é pior do que os efeitos da alteração de paladar funciona como uma poderosa aliada. “É importante a pessoa se lembrar do que aprecia e escolher se alimentar de pratos que sabe que gosta, mesmo que não tenha as mesmas sensações. Costumo indicar o uso de condimentos naturais que reforcem sabor e aroma, como orégano, coentro, cheiro verde, cebolinha, alho-poró, alecrim e manjericão”, orienta. “Vale trabalhar com outros sentidos. Fazer pratos coloridos e agradáveis de se ver.

A temperatura também pode influenciar na intensidade das alterações de paladar.

O ideal é evitar extremos, nada muito quente, nem gelado. Por fim, enxaguar a boca e fazer bochecho com chá de camomila ajuda a tirar o amargor e o metálico”. Mas, ela reforça, cada pessoa reage de um modo ao tratamento, por isso é importante buscar um acompanhamento nutricional com atendimento individualizado.

 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
46 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Acabei de tratar um câncer na amígdala terminei as 35 seções de radioterapia há 2 meses e até hoje não voltou o paladar. Tento me alimentar da maneira melhor possível, pois dependo disso para ficar forte e me recuperar. confesso que durante o tratamento tive dias de não querer comer nada, até a água tinha gosto ruim. A deglutição ainda é um pouco difícil. A secura na boca é muito ruim também, mas o que nos conforta é que tudo isso é passageiro. Fiz cirurgia para retirada da amígdala, e até agora sinto meu pescoço inchado e dolorido, a cirurgia foi em abril. Isso é normal?

Pessoal,
Parabéns pela matéria. Também venho de cirurgia das amígdalas e hoje quase 3 meses após, sigo sem o paladar.
Realmente ler a matéria me deu ânimo, pois só damos valor quando perdemos alguma coisa. É muito ruim perder o paladar, mesmo sendo um dos sentidos de “menor importância” se comparado aos outros sentidos.
Já perdi cerca de 20kg, pois se alimentar já não havia mais sentido, muito estranho.
Vamos seguir perseverando. Cheguei a pesquisar estudos que mostram que a disgeusia pode durar em média entre 2 semanas a 7 meses, sendo que em alguns estudos, retornou em até 18 meses.
Obrigado pelo apoio!
Vou me policiar para alimentar melhor!

Meu pai está fazendo 4 meses que terminou as 35 seções de radioterapia nas amídalas e perdeu 22kg e até agora não recuperou nenhum kilo, ele sente um leve gosto na primeira mordida de alguns alimento só que dps não sente mais nada. Será que é um sinal de que está voltando o paladar ?

Estou sem olfato e sem paladar a uma semana, tô ficando sem vontade de comer…É muito ruim isso.??

Fiquei sem paladar, em uma rinite crônica. Mas até agora não consegui sentir gosto novamente.

A pessoa sem paladar consegue sentir gosto de sal ou vinagre

Meu nome é Paulo tenho 58 anos desde fevereiro de 2020 até a presente data perdi o paladar não sinto gosto de nada .
O olfato sinto um pouco mas o pior é o paladar não sei que fazer não tive sintomas de covid e cada dia parece que estou ficando pouco depressivo.
Existe algum remédio para recuperar o paladar ?
Obrigado a todos

Já tenho 1 ano e 6 meses que fiz radioterapia e quimioterapia.
Até hoje não voltou o paladar.
Sinto o sabor de alguns alimentos maia bem pouquinho e tem dia que já não sinto sabor nenhum.
Muito ruim isso.
Será que volto a ser como antes?
Como quero melhorar disso.

Estou fazendo tratamento de quimio e rádio câncer na Rinofaringe, falta 10 sessões de rádio e 1 quimio. Estou sem paladar e olfato não consigo me alimentar , já perdi 20kg quanto tempo pode durar está falta

Eu temho perda de olfato temho riniti cenuciti asma tomo tantos remedios mas nada tou tomando uma vacina monoterapeutica e nada do cheiro nd de diminui as crise tomo ella a quatro meses ja mas oque mas me emcomoda e o cheiro que perdi e paladar

Eu tive covid em janeiro deste ano e há dois meses atrás perdi totalmente o paladar mas não o olfato estou preocupado pois tive algumas sequelas após convite mas o tempo passou de Janeiro até agora há três meses atrás eu perco totalmente em paladar o que devo fazer e quem procurar gostaria de alguma opinião pois sinto todos os cheiros mas não tenho quase Paladar nenhum na boca tudo que eu como até a minha saliva eu sinto salgado Gostaria de ajuda

Onde encontramos este tipo de terapia em Recife

Eu nunca tive nada disto e perdi o paladar e o ofato a 25 anos numa epoca que usei muito afrim pro nariz que so vivia entupido oje com 65 anos continuo assim ,gostaria de saber porque aconteceu isto

Tomei um medicamento para escrerodermia, nunca mais senti sabor correto dos alimentos. O q fazer usei a penicilamina

Minha mãe fez gargarejo com Malvona pura e está sem sentir o paladar é normal? Vai voltar?

Tratei de um câncer na língua há quase dois anos, fiz 30 sessões de radioterapia e desde novembro de 2019 perdi o paladar, a saliva ficou escassa e a garganta sofreu um espessamento que dificulta a ingestão de vários alimentos.
O que tenho de paladar é bem pouco, consigo distinguir o doce do salgado, porém, estou longe, muito longe de sentir o gosto que sentia antes.
Curiosamente, alimentos como azeitonas pretas, alcaparras e pickles possuem o mesmo sabor de antes, já os demais praticamente não têm gosto algum.
Já conversei com alguns médicos e me disseram que não há o que possa ser feito para resolver o problema.

Meu nome e marcilia perdi o paladar e a fome ja tem mais ou menos 3 anos apos depressao comecei perdendo a vontade de comer nao sinto fome mas como sem.vontade e me sinto como nao comi nada o que me intriga e que nao perco peso e nem sinto fraqueza sinto sem energia e nao tenho vontade animo pra fazer as coisas ja fui em varios medicos psiquiatra neuro nutricionista gastro endocrino otirrino e ninguem consegue descobrirja tomei varios medicamentos e nao resolve caso leia minha historia se puder me ajudar fico muito grata!!!

Me chamo Rozinete .Boa noite ,tenho uma irmã que perdeu o paladar e não bebe água como posso ajudar-la ? Ela tem 74 anos e tá difícil fazer comida pra ela.

Estou passando pela mesma coisa, não sinto gosto de nada, chega a me dar náuseas, estou em tratamento radioterapico de 30 seções, logo na 1° semana já estava sentindo os efeitos, estou fazendo radioterapia pela terceira vez, nas anteriores não tive nada, porém essa foi de um metástase no pescoço.

Tive um câncer chamado nasofaringe .fiz 33 sessões de radio e fiz quimioterapia. Isso já faz 1 ano e meio até agora sinto um pouquinho de gosto na primeira garfada depois some o sabor .também o olfato de vez em quando eu sinto um cheiro. O gosto do doce e zero não sinto nada o azedo é horrivel

Fazem 22 dias que terminei a rádio, não estava sentindo nada de gosto, tenho a sensação que ja começou a ter uma pequena mudança , quanto tempo leva esse processo, se foi iniciado

No final de 2019 terminei o tratamento de quimioterapia (seis sessões) e radioterapia (30 sessões) em razão de um câncer na língua, perdi o paladar na segunda semana do tratamento e até agora, mesmo passados quase três anos, o que sinto de sabor dos alimentos chega, quando muito, há uns 20 ou 30% do que era antes.
Há algum tipo de tratamento que possa resolver esse problema?

Perdi o paladar por causa da enxaqueca crônica tive um AVC dormindo,

Tomo medicação anti siolitica e continuo sem paladar a 22 anos .O que faço.?

Back To Top