Skip to content

Movimente-se!

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Pacientes de PTI podem praticar atividades físicas, mas devem evitar esportes de contato

Por Tatiane Mota

A trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença do sangue causada pela baixa contagem de plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue. Por este motivo, os pacientes apresentam sangramentos espontâneos – que podem se tornar hemorragias, hematomas pelo corpo, manchas vermelhas (conhecidas como petéquias), além de fadiga. E aí vem a dúvida: o paciente com PTI pode praticar atividades físicas? A resposta é SIM.

De acordo com o Dr. João Guerra, hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein, se exercitar pode ajudar no aspecto físico, mas no psicológico também.

“A fadiga que alguns pacientes declaram ter pode estar associada às medicações utilizadas no tratamento, principalmente a cortisona, quando utilizada em altas doses e retirada rapidamente. Alguns também apresentam anemia associada, que precisa ser avaliada, diagnosticada e tratada, para que o paciente não se sinta tão cansado. E praticar atividades físicas leves pode ajudar nestes casos”, diz.

Mas é muito importante que estes exercícios sejam realmente leves, pois a depender da intensidade, o paciente pode apresentar hemorragias.

“Dependendo da contagem de plaquetas, esportes de contato, como futebol, por exemplo, devem ser evitados. Para os meus pacientes, costumo liberar caminhadas, corridas e musculação. A orientação médica e o bom senso são fundamentais”, explica o Dr. Guerra.

Pilates para o corpo e para a alma

Conheça a atividade física que ajuda o paciente a ter mais consciência do próprio corpo

Se você é paciente de PTI, ou conhece alguém em tratamento, esta é uma ótima dica de atividade física. Ela pode ser praticada sem que haja riscos de hemorragias durante o exercício.

Nos últimos anos, a prática se tornou uma tendência para aqueles que procuram de alguma forma melhorar a interação do corpo e da mente e aumentar a consciência corporal com uma postura mais equilibrada.

Dividido nas modalidades solo e com aparelhos, o método trabalha com exercícios corporais de baixo impacto, com grande capacidade de adaptação para as necessidades e as habilidades de cada pessoa.

Para saber mais sobre esta modalidade, leia a matéria Pilates para a Saúde.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top