Skip to content

Não durma demais, nem de menos

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

O que fazer para evitar os distúrbios do sono, causados pelos tratamentos oncológicos

Por Tatiane Mota

É comum ouvirmos falar que uma boa noite de sono é fundamental para a saúde, e que dormir cerca de oito horas seguidas é necessário para um dia mais produtivo. Mas, será que é isso mesmo?

De fato, o sono tem um papel importante para o organismo, pois tem por função a restauração celular. Ou seja, é no momento em que estamos dormindo que o corpo será “renovado”, recuperando tecidos e trazendo estímulo para o novo dia que se iniciará. Por isso, dormir pouco ou dormir muito pode ser prejudicial neste processo.

Especialistas da National Sleep Foundation, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, publicaram recomendações gerais sobre quantas horas de descanso são necessárias de acordo com cada faixa etária. Os resultados foram:

  • Crianças pequenas (1-2 anos): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou  mais de 15 ou 16 horas.  É recomendável que o descanso dure entre 11 e 14 horas
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): 10-13 horas é o mais apropriado. Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.
  • Crianças em idade escolar (6-13 anos): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.
  • Adolescentes (14-17 anos): devem dormir em torno de 10 horas por dia.
  • Adultos jovens (18-25 anos): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
  • Adultos (26-64 anos): o ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.
  • Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir de 7 a 8 horas por dia.

 

Sono e câncer

câncer,distúrbios do sono, dormir bem,sono, sono e câncer

O tratamento do câncer pode causar uma grande bagunça no sono do paciente, e os motivos geralmente estão ligados tanto ao emocional, quanto também aos medicamentos utilizados.

“Pessoas que têm problemas com o sono apresentam mais fadiga e também falta de memória. Os pacientes oncológicos, devido à ansiedade, medos e preocupações acabam perdendo o sono. E estes pensamentos muitas vezes acontecem a noite, quando tudo fica mais calmo e silencioso. Por outro lado, é possível que o paciente acabe dormindo mais do que o necessário, seja para fugir da situação, por estar longe de suas famílias, ou até mesmo por causa dos remédios utilizados tanto no combate ao câncer, como aos efeitos colaterais do tratamento. É importante identificar este problema o quanto antes, pois ter um sono correto ajudará no enfrentamento da doença”, explica Marília Othero, terapeuta ocupacional membro do Comitê Multiprofissional da Abrale.

acupuntura, acumputura, acunputura, aculputura, para que serve acupuntura, acupuntura para que serve , para que serve a acupuntura, tratamento acupuntura, acupuntura pontos do corpo, acupuntura dor nas costas, fadiga relacionada ao cancer, acupuntura artigo, fadiga oncologica, acupuntura indicações, dor oncológica, dor do cancer, cancer causa dor, dor em todo o corpo, tipos de dores, tipos de dor, dor aguda, dor oncologica, classificação da dor, tipo de dor, dor intensa, dor aguda e cronica, dores intensas, niveis de dor, quais os benefícios da acupuntura, acupuntura e seus benefícios, os benefícios da acupuntura, acupuntura cura cancer, pontos de acupuntura para cancer, acupuntura indicações e contraindicações, acupuntura cura cancer, puntos de acupuntura para cancer, acupuntura cancer, acupuntura para cancer, acupuntura ajuda no cancer, acupuntura aumenta cancer, dor após acupuntura acupuntura alivia dores, dor e acupuntura, acupuntura tira dor, acupuntura dor muscular, pontos de acupuntura para cancer de mama, acupuntura cancer mama, acupuntura cancer pdf, acupuntura no tratamento do cancer, acupuntura para cancer, acupuntura aumenta cancer, quem não pode fazer acupuntura, neuropatia, neuropatias, relaxamento, náuseas, vômitos, nauseas, vomitos, acupuntura sus, implantação da acupuntura no sus, tratamento de acupuntura pelo sus, acupuntura no sus

Acupuntura para quem tem câncer

Essa antiga técnica pode auxiliar no manejo da dor durante o tratamento . Leia mais sobre!

Mudança de hábito

Mudar a rotina é o primeiro passo para corrigir os problemas do sono. Manter o maior número de atividades durante o dia, como por exemplo um passeio no parque, ir ao trabalho, cuidar da casa, assistir a um filme, além de evitar cochilos à tarde são duas dicas que podem fazer a diferença.

“A noite, na hora de dormir, o paciente deve preparar-se. Então tomar um banho relaxante, beber um chá, ler um livro e escutar músicas

câncer,distúrbios do sono, dormir bem,sono, sono e câncer

calmas e tranquilizantes podem fazer parte deste ritual. Neste momento, evite mexer no celular, assistir tv, tomar bebidas que contenham cafeína, porque são coisas que podem potencializar a perda do sono”, conta Marília Othero.

Estas orientações precisam ser passadas logo no início do tratamento, para que tais problemas sejam prevenidos. “Não existe uma receita pronta. O médico responsável pode indicar tratamento com psicólogos ou até mesmo receitar remédios, mas o paciente precisa entender que tem um papel essencial para as mudanças necessárias, começando por tornar sua rotina diferente”, pontua a terapeuta ocupacional.

relação entre depressão e câncer cura da depressão depressão e cancer sintomas de depressão câncer depressão psiquiatra apoio psicológico diagnóstico do câncer depressão é uma doenç Organização Mundial da Saúde Mal do século tratamentos para a depressão o cancer e a depressão A depressão e o paciente oncológico

Quando câncer e depressão aparecem juntos

Pacientes oncológicos podem desenvolver um quadro depressivo e a ajuda profissional será fundamental. Leia mais sobre!

A Abrale pode ajudar

Se você é paciente ou familiar e está enfrentando dificuldades com o sono, saiba que estamos à disposição para ajudar! Entre em contato com a Abrale pelo 0800 773 9973 ou [email protected] e converse com nosso Departamento de Psicologia. O atendimento é gratuito.

câncer,distúrbios do sono, dormir bem,sono, sono e câncer

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, as horas de sono diárias variam conforme a idade: […]

Eu durmo em média 7 ou 4 horas por semana é normal ?

Olá, Thiago, tudo bem?

O senhor se sente bem durante o dia, consegue render para realizar os seus afazeres e seus exames apontam que você está saudável? Se sim, essa quantidade pode ser a suficiente para você. Porém, se não, é importante que o senhor procure um médico que possa analisar o porquê o senhor não está dormindo suficiente e chegar a um método para te ajudar.

Abraços

[…] acordo com especialistas do sono, o ideal é dormir cerca de sete a nove horas seguidas por […]

[…] recomendam pelo menos 7 horas de sono por dia – para indivíduos adultos e com estilo de vida […]

[…] acordo com especialistas do sono, o ideal é dormir cerca de sete a nove horas seguidas por […]

[…] artigo publicado na revista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia sugere: adolescentes (14-17 anos) devem dormir em torno de 10 horas por dia; adultos (18-64) devem […]

[…] geral, especialistas recomendam que um adulto durma de 7 a 8 horas por noite. Porém, com a correria do dia a dia e a grande quantidade de […]

[…] a melhorar o seu estresse e melhora o seu bem-estar de forma completa. Dormir bem quer dizer a horas de sono sem […]

Eu me chamo Tamires e tenho 22 anos porém durmo mais de 12 horas por dia, se deixar durmo uns dois dias seguidos. Já tentei arrumar meu horário, porém sempre acordo cansada e fico com fraqueza o dia inteiro. E por isso acabo deixando de comer, o que não me encomoda porque é muito raro quando sinto fome.

Olá, Tamires, como vai?

Conforme explicamos na matéria, há um limite considerado como saudável para o sono, isso vale tanto para quem dorme pouco quanto para quem dorme muito.
Recomendamos que a senhora procure fazer um check-up para verificar se esse sono excessivo não está prejudicando a sua saúde e qual pode ser o motivo para você ficar tão cansada.

[…] quantidade de sono ideal por noite varia de acordo com a faixa etária. Enquanto adultos precisam dormir entre 7 e 9 horas de sono, […]

Pode dormir de tarde e depois dormir tarde de noite? Ou o contrario dormir de tarde e dormir cedo? Quais são as consequências?

Olá, Darlysson, como vai?

Tudo vai depender da sua rotina, da quantidade de sono que o senhor sente e como está a sua saúde. Porém, o ideal é que o senhor durma no mesmo horário para que o seu relógio biológico possa funcionar bem.
Recomendamos que o senhor busque um profissional do sono para que ele possa te oferecer maiores informações e analisar se o seu sono está com uma boa qualidade.

Abraços!

Eu durmo por exatamente 8 a 10 horas eu devo reduzir?

Last edited 3 anos atrás by Sarah

Olá, Sara, como vai?

Isso vai depender da sua faixa etária e da energia que a senhora gasta durante o dia.
O principal é que, ao acordar, a senhora se sinta descansada e perceba se o sono foi de qualidade. Caso isso não aconteça, pode ser interessante procurar um médico para fazer alguns exames!

Abraços!

Olá, tenho 17 anos, sinto muita ansiedade não consigo ficar parado durante a noite, de dia sinto bastante dores no corpo, mas a noite não consigo ficar parado, sinto coisas estranhas, por exemplo meus dedos grudam e não consigo parar de pensar nisso, sinto isso no meu pescoço e nos dedos do pé também, isso me dá um mal estar gigante, fico pensando a noite toda na minha vida, e tudo que penso no começo da certo, aí começa dar tudo errado.
Falei pro meu psiquiatra e ele falou que não tinha nada, e nem me ajudou a resolver se alguém poder me ajudar fico feliz

Olá, como vai?

Sentimos muito pela situação que você está passando! O ideal seria procurar, além do psiquiatra, a ajuda de um psicólogo (caso você já não se consulte com um) para entender o motivo da sua ansiedade e tentar tratá-lo.
Caso você deseje, entre em contato conosco para que a gente consiga conversar melhor e te encaminhar para a psicóloga voluntária da Abrale. Pode mandar uma mensagem para [email protected]

Esperamos poder te ajudar!
Abraços!

Eu tinha isso e o psiquiatra receitou-me um medicamento para a ansiedade. Tomei 9 meses por segurança mas no segundo dia de toma já estava normal. Trata-se! Ninguém aguenta estar assim… e hoje em dia há tratamento simples para essas situação de ansiedade extrema. ?

Eu tinha isso e o psiquiatra receitou-me um medicamento para a ansiedade. Tomei 9 meses por segurança mas no segundo dia de toma já estava normal. Trata-se! Ninguém aguenta estar assim… e hoje em dia há tratamento simples para essas situação de ansiedade extrema. ?

boa noite eu durmo mais de 7 horas porem meu sono profundo não passa de 10 min, meu sono REM tem geralmente 1h30 o resto e sono leve

Olá, Flávio, como vai?

A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente não conseguimos te ajudar!
Pedimos para que o senhor procure uma clínica do sono, ou um médico especialista na qualidade do sono, para verificar o que pode estar acontecendo e se é preciso/como tratar.

Abraços!

eu durmo cerca de oito horas em dia de semana, nos finais de semana somando entre os cochilos chega a 16h de sono
E vivo com sono no período da manhã

Olá, Roger, como vai?

Seria interessante o senhor avaliar se o seu sono é de qualidade, ou seja, se realmente está recarregando suas energias. Principalmente se esse sono se mantém durante o dia.
O tempo mencionado na matéria é uma média do recomendado, mas pode variar de pessoa para pessoa.

Abraços!

Olá, eu tenho 18 anos e estou a mais de 24hrs sem dormir sei que é bobagem mas isso é normal?
Pode me prejudicar em alguma coisa?

Olá, Rayssa, como vai?

Não dormir o suficiente e direito pode fazer com que o corpo fique com falta de energia e, se isso acontecer por muitos dias, pode afetar a sua imunidade também.

Caso esteja com problemas para dormir, recomendamos que fique atenta se na hora que deita, fica agitada, ou que tente identificar o que pode estar atrapalhando seu sono. Em seguida, procure um médico para evitar que essa falta de descanso possa te prejudicar.

Abraços!

Olá!
Qual é a média de horas que posso variar em relação à hora de deitar? Ou não existe problema em deitar em horas diferentes todos os dias?

Olá, Afonso, como vai?

Os especialistas apontam que ter uma rotina, ou seja, dormir e deitar sempre em horários semelhantes, é o ideal para ajustar o relógio biológico. Não há exatamente uma quantidade de horas que pode variar, mas o senhor pode ter como base um horário que permita uma boa noite de sono e de descanso.

Abraços!

Minha amiga tem 15 anos e dorme 17hs por dia. Ela disse ser cansaço da escola mas nem pra escola ela tá indo e está perdendo matéria. Eu digo a ela para tentar acordar cedo ou coisa do tipo, e ela diz não querer. O que pode ser isso?

Last edited 2 anos atrás by Nicoly Lira

Olá, Nicoly, como vai?

O cansaço em excesso pode ser uma questão do corpo que está desregulada, mas também pode ser alguma questão psicológica, como ansiedade e/ou depressão. O ideal, é que ela busque um médico para realizar alguns exames e verificar se está tudo bem com o organismo e também procure um profissional da Psicologia para ver se pode ser algo relacionado à saúde mental.

Abraços!

Eu me chamo ROSE tenho 15 anos porém durmo menos de 11 horas por dia, não consigo recuperar o sono pois a tarde não durmo tenho que ir para a escola.

Olá, Rose, como vai?

Nesta matéria nós indicamos uma média de horas de sono, mas o tempo adequado varia de pessoa para pessoa. Algumas precisam dormir mais, enquanto outras precisam dormir menos. Então, o importante é ter uma quantidade de horas de sono que sejam suficientes para descansar e recuperar as energias para o dia seguite.

Abraços!

Não durmo diretamente ,tenho sono picado, acordo várias vezes a noite .E acordo praticamente todo dia desanimada .O que preciso fazer para melhorar essa situação?

Olá, Aguida, como vai?

Acreditamos que seria importante passar em um médico, para fazer um check-up geral e garantir que está tudo certo com a sua saúde, e também reavaliar alguns hábitos de vida!
Nós temos uma matéria que fala sobre como sono e imunidade estão ligadas e, nela, abordamos alguns hábitos que podem ajudar a melhorar o sono! A senhora já chegou a dar uma olhada? Caso ainda não tenha visto, vamos deixar o link a seguir. Essas dicas estão no finalzinho do texto: Sono e imunidade: uma combinação essencial para a saúde

Abraços!

Back To Top