Skip to content

O pós-TMO

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

O que esperar e os cuidados especiais que se deve ter depois de fazer um transplante de medula óssea

O dia a dia de quem se submete a um transplante de medula óssea passa por transformações importantes. O chamado pós-TMO exige cuidados especiais até que o sistema de defesa imunológica do corpo de quem passou pelo tratamento esteja restabelecido.

O tempo de recuperação antes da retomada das atividades normais costuma variar conforme o tipo de transplante, basicamente, o alogênico (quando alguém doa as novas células) e o autólogo (quando as novas células vêm do próprio receptor).

“De forma geral, os pacientes com transplante autólogo retomam a vida normal em dois ou três meses após o transplante, enquanto os que fizeram transplante alogênico precisam de seis meses a um ano para voltar à rotina”, diz o hematologista, Nelson Hamerschlak, coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do Hospital Israelita Albert Einstein.

Hospital x Em casa

De acordo com o médico, há cuidados especiais a serem tomados, tanto no hospital quanto em casa. “No hospital, os cuidados são um ambiente limpo com ar filtrado e, principalmente, lavagem de mãos ou uso de álcool gel, afastar-se de portadores de infecções, principalmente virais de vias respiratórias ou com herpes”, explica o hematologista.

“Em casa, os cuidados vão diminuindo com o tempo e mediante ausência de complicações. Deve-se evitar ambientes com muitas pessoas, ter uma alimentação saudável e orientada pela equipe de nutrição do transplante, evitar viagens em avião por causa do ar-condicionado, e assim por diante. No entanto, essas medidas vão sendo liberadas com o tempo e com a análise individual de cada paciente”.

Além disso, segundo o Dr. Nelson, todos os pacientes devem ser revacinados a partir de seis meses do transplante. “Mas vacinas de vírus vivos devem ser postergadas para depois de pelo menos dois anos do transplante e verificada a real reconstituição imunológica do indivíduo”, acrescenta.

Reunimos, a seguir, orientações mais específicas compiladas de manuais do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO).

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • No primeiro ano após o TMO, o corpo fica mais vulnerável a infecções. Evite contato com portadores de doenças contagiosas, plantas e animais.
  • Germes encontrados em piscinas, lagos e praias podem transmitir infecções e devem ser evitados por, pelo menos, um ano após o tratamento.

ALIMENTAÇÃO: DE OLHO NO QUE SE COME

  • Fique atento a alimentos manipulados ou crus, que podem estar contaminados.
  • Procure comer em casa e fique atento às condições da embalagem e aos prazos de validade.
  • No preparo, além de lavar as mãos, o cozinheiro deve manter o ambiente limpo e higienizar as embalagens, além de dar atenção especial à conservação dos alimentos.
  • Use apenas água mineral confiável tanto para beber como para lavar frutas e preparar alimentos.
  • Verduras e legumes exigem cuidado redobrado. Coma-os apenas cozidos
  • Nunca consuma carne mal passada ou compre-a já temperada ou moída.
  • Frutas, somente com casca grossa, como melancia, tangerina, melão e banana, bem lavadas.

BOCA SEMPRE LIMPA

  • A higiene bucal se faz necessária durante todo o tratamento de leucemias e linfomas, principalmente por causa das mucosites, sempre seguindo orientações de um cirurgião-dentista especializado.
  • Bochechos regulares com solução de bicarbonato de sódio em pó e água filtrada fervida costumam ser recomendados, além da limpeza com escovas especiais, de cerdas mais macias.
  • É importante manter os lábios umedecidos com hidratante labial com vitamina E ou com manteiga de cacau, óleo mineral ou filtro solar labial, se for o caso.

MÁSCARA É IMPRESCINDÍVEL

  • Use-a sempre que estiver em contato com outras pessoas, pelo menos até a liberação do médico.
  • Procure usá-la sempre que sair de casa e troque com frequência (ao voltar da rua, com certeza).
  • Locais públicos com aglomeração de pessoas, principalmente fechados, devem ser evitados. É o caso de lojas, supermercados, shoppings e cinemas, além de trens, metrôs e ônibus.

ATENÇÃO COM A PELE

  • É importante manter unhas aparadas e limpas, tomando cuidado para não se cortar.
  • Não se exponha ao sol, por causa do risco aumentado de câncer de pele entre transplantados. Ao sair de dia, prefira o fim de tarde ou o começo da manhã. E use chapéu, roupas compridas e sombrinha (sim, o guarda-chuva). Protetor solar com filtro de proteção 30 (em gel ou livre de óleo) é recomendável.
  • Para o banho, é preferível o uso de sabonete do tipo hidratante sem perfume e, depois de se secar, creme hidratante à base de vitamina A, ureia ou lactato de amônia.
  • Maquiagem, cosméticos, perfume e substâncias que irritem a pele devem esperar até que o corpo esteja recomposto do tratamento.
  • A pele ao redor do ânus também requer cuidados especiais. O ideal é usar lenço umedecido próprio para bebês recém-nascidos ou papel higiênico bem macio. A higiene deve ser feita com água morna e sabão antisséptico.

CUIDE DO CATETER

  • Por meio do cateter, você continuará recebendo medicamentos e colhendo amostras de sangue para exames. Ele requer cuidados. O curativo é o principal deles. Obtenha orientações de enfermeiros para fazê-lo.
  • E, claro, lave as mãos com água e sabão antes e depois.

ESTUDO E TRABALHO: É PRECISO ESPERAR UM POUCO

  • Se possível, aguarde um ano após o transplante para voltar à escola e ao trabalho.
  • A dica aqui é ter aulas ou adaptar uma estação móvel de trabalho em casa, desde que não envolva atividades de risco.
  • Seja como for, o retorno à vida social, após longo período de internação e reclusão, é importante e contribui para a recuperação, principalmente psicológica.

 

TMO – De pai para filho

Os efeitos do câncer na autoestima masculina

Os pacientes perguntam e nós respondemos tudo sobre as leucemias


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
43 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Gostaria muito de me inteirar mais sobre tudo que se relacione com a Leucemia e o TMO, cono também sobre o REDOME E REREME!

Bom dia! Gostaria muito de saber quais são exames laboratoriais e os parâmetros clínicos para que seja dada a alta hospitalar ao paciente?

Bom dia! Gostaria de saber quais as vacinas que se precisa após um transplante autologo?

Olá tudo bem?
Quais as causas de mortalidade pós transplante? Perdi uma pessoa , o transplante colou, mas atingiu rins, fígado, ferimentos no pulmão devido a entubacao, sangue, ar e água no pulmão. Não me conformo, pois vejo depoimentos de pessoas que conseguiram e essa pessoa simplesmente ficou irreconhecível depois. Não conseguimos nem nos despedir dela e ela queria falar. Desculpem ela só tinha 19 anos, diagnosticada com Linfoma de não Hodgkin no Mediastino, ficou curada depois voltou na pélvis, ficou curada e fez o transplante, deu tudo errado, para eu erro médico pois perfuraram o pulmão.

Gostaria de saber se após o transplante de medula alogênico o paciente fica internado por seis meses?

E muito importante tudo isso,estar bem informado sobre a saúde.

Depois do transplante, continua a quimioterapia?

Bom dia, gostaria de saber se quem fez TMO alogenico aparentado nunca mais pode voltar a tomar sol? Fiz transplante há mais de 1 ano e meio, e sempre me protejo do sol com filtro solar, chapéu e guarda sol quando vou à praia, mas as vezes tenho vontade de ficar um pouco no sol, é possível? Obviamente que antes fãs 10h ou após 16
Obrigada pela atenção
Carla

Olá! Poderiam me tirar uma dúvida? Fiz uma TMO há seis meses atrás. Estou tomando brentuxmab desde então. Fiz exame Petscam fazem três meses, e os exames deram ótimos. Porém agora meu médico disse, que vou ter que passar por uma nova TMO, para garantir que o linfoma de Hodgkin não retorne. Isso é mesmo necessário?

Bom dia! Fiz transporte de medula, meu irmão foi o doador.Minha doença de base é mielofribrose. Porém meu baca ainda não está normal, e ainda estou fazendo transfusão de plaquetas. Já faz cinco meses, será que vou ficar curado? Estou preocupada com essa situação, pois acho que pelo tempo já era pra não precisar transfundir e o baço já era pra estar normal. Tenho 52 anos. Obrigado

Obrigado, estarei aguardando.Sera um prazer responder qualquer pergunta.Bom dia!

É necessário o uso de máscara dentro de casa pelo paciente e pelos familiares que convivem com ele, após a alta?

Tenho linfoma não Horking,preciso fazer TMO autólogo

Quem recebeu transplante de medula, pode pegar poeira? Ou tem que evitar fazer faxina do lar?

Tenho mieloma múltiplo e fiz um TMO autologo em nov/20 … tenho feito acompanhamento e meus resultados são muito bons . Qdo fiz o TMO congelei o material da medula para um possível segundo transplante …e a médica me disse que provavelmente farei outro … por que se os resultados estão bons ?

Bom dia! Gostaria de saber com quantos dias após o TMO autólogo, é aconselhável iniciar a medicação de manutenção (por ex. o Bortezomibe) ?

Olá td bem. Fiz tmo autólogo em 2017 sigo em acompanhamento. De uns tempos pra cá voltei a tossir durante a noite, as vezes fico desesperada, minha médica fala que não é nada,mas só quem já passou por erros médicos sabe o quanto é desesperador qualquer sinal que o corpo envia.

Gostaria de informações sobre a história do primeiro transplante de medula óssea

Olá Tatiana! Entre em contato com a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea. Eles poderão lhe passar estes materiais.

Meu marido fez transplante autólogo hâ 3 meses. Já tomou a primeira dose da vacina contra a gripe e contra a covid. Quais os riscos q ele corre ? Além de evitar aglomerações, que cuidados precisa ter?

Ola boa tarde ,tenho uma dúvida sou transplantada de medula óssea ,tenho 19 anos
É impossível eu engravidar ?

Olá, meu noivo está em tratamento de uma LMA, ele irá fazer o TMO em breve, gostaria de saber se após o transplante é possível engravidar de forma natural? Se sim, quanto tempo depois do transplante?

Boa tarde Enault
Sou paciente tmo fiz o transplante em 25 janeiro de 2022
Atualmente estou com 8 meses do pós transplante
Mas a minha imunidade atualmente está bastante comprometida inclusive estou fazendo uso da imunoglobulina
Fiz 02 pet scam no qual deu alterações
É possivel que o transplante não tenha dado certo ou é mais uma questão da imunidade mesmo

Back To Top