Menu
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

Se você está em tratamento contra o câncer, muito cuidado com o frio!

Imagem Frio
Temperaturas baixas podem causar sensação de formigamento, além de facilitar a contaminação pelo vírus da gripe

Temperaturas baixas podem causar sensação de formigamento, além de facilitar a contaminação pelo vírus da gripe

Por Tatiane Mota 

O inverno chegou com tudo e algumas cidades do Brasil têm registrado temperaturas muito baixas, com termômetros apontando 0ºC.

Neste friozinho, é muito gostoso assistir a um bom filme embaixo das cobertas, tomando algo bem quentinho! Mas também é muito importante tomar alguns cuidados, em especial se estiver em tratamento contra o câncer.

O frio pode causar sensações de formigamento ou de choque nas mãos e nos pés, devido à sensibilidade causada pelos efeitos colaterais do medicamento. Para evitar que isso aconteça, ao sair reforce a proteção com casacos, luvas, tocas de lã e meias bem grossas.

Os banhos bem quentes, muito comuns nesta época do ano, também podem ser prejudiciais, pois ressecam muito a pele – além do ressecamento já causado por alguns tipos de tratamento.

Com isso, fissuras podem ser formadas, abrindo portas para possíveis infecções. Então, é importante que os banhos sejam em temperatura média, com uso de sabonete neutro (se possível, o infantil).

De acordo com a Dra. Erika Midori, onco-hematologista da Abrale, outra preocupação é com os vírus da gripe e resfriado.

“Com as baixas temperaturas, vem a necessidade de ficar em ambientes com janelas fechadas e com pouca ventilação. E aí é que está o perigo, pois os vírus não têm por onde circular e as doenças respiratórias passam a ser transmitidas com maior facilidade. Os pacientes com câncer precisam ter muito cuidado, pois o tratamento deixa a imunidade baixa e qualquer gripe pode ser muito perigosa. Por isso, evitar locais com muita aglomeração, ou usar máscara quando estiver próximo a muitas pessoas, é fundamental. O contato com pessoas resfriadas/gripadas também deve ser evitado. Hoje, também já existe a vacina contra a gripe”, explicou.

Lavar sempre as mãos e tomar bastante água são ótimas dicas para evitar a gripe.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*