Tratamento - Mielofibrose
Consultoria: Dra. Monika Conchon
Transplante de medula óssea
Também chamado por transplante de células-tronco hematopoéticas, este é o único tratamento que pode levar à cura da mielofibrose. Mas tudo vai depender das condições clínicas, como a idade do paciente, por exemplo.
Caso essa seja a indicação, o tipo de transplante escolhido será o alogênico (quando a medula vem de um doador 100% compatível). Saiba mais sobre o TMO
Medicamentos
Com os avanços da medicina, hoje é possível tratar a mielofibrose com medicamentos também. O Ruxolitinib, inibidor do gene JAK2, é a principal indicação, pois combate especificamente a mutação deste gene, e apresenta resultados positivos. Este é um medicamento oral (comprimido), e dentre os efeitos colaterais estão tonturas, dores de cabeça, hematomas e infeções do trato urinário.
Também são utilizados: Eritropoetina, Prednisona, Danazol e Hidroxiureia.
Estes medicamentos estão aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas apenas o Ruxolitinib não tem distribuição gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!
Acompanhamento médico
Como vimos em O que é, a mielofibrose pode se transformar em uma leucemia mieloide aguda. Por este motivo, é essencial que o paciente tenha um acompanhamento médico rigoroso, também conhecido por manutenção.
Converse sempre com seu médico, questione sobre seu quadro, o tratamento e as respostas que está obtendo. Sinta-se à vontade para falar sobre tudo. E siga à risca os cuidados indicados pelo especialista, sempre.