Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Saiba tudo sobre a Policitemia Vera.

Policitemia Vera tem tratamento?

Em alguns casos a Policitemia Vera pode dispensar tratamento, pois requerem apenas acompanhamento médico.

Os casos menos graves, que normalmente não apresentam sintomas, geralmente passam apenas por acompanhamento médico e por um procedimento chamado flebotomia, que nada mais é que a retirada de sangue por uma veia – geralmente é coletado meio litro. O objetivo é afinar o sangue.


MEDICAMENTOS PARA POLICITEMIA VERA

HIDROXIUREIA – Veja a bula

O quimioterápico Hidroxiureia (via oral) é um dos medicamentos utilizados, com o objetivo de diminuir a quantidade de plaquetas. Mas não se assuste, porque diferente da quimioterapia, que engloba um conjunto de medicamento para eliminar todas as células doentes, o quimioterápico Hidroxiureia não causa tantos efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais do Hidroxiureia são alteração do paladar e náuseas. Mas saiba que existem alternativas para amenizá-los. A nutrição é uma importante aliada na melhora de cada um deles, e por isso a Abrale fez uma seleção de alimentos que vão te ajudar bastante neste momento.

A imunidade baixa, comum a esta fase do tratamento, pode facilitar o surgimento das infecções. A febre é o aviso de que um processo infeccioso está começando, então fique atento e avise o médico imediatamente. Se for necessário, medicamentos serão administrados.

FIQUE ATENTO À HIGIENE E EVITE A INFECÇÃO! pequenos cuidados, como lavar as mãos das crianças com frequência, podem evitar que essas temidas infecções apareçam. 


RUXOLITINIBE (JAKAVI®) – Veja a Bula

O Ruxolitinibe (Jakavi®), também é opção de tratamento para pacientes com policitemia vera (PV) que são intolerantes ou resistentes à hidroxiuréia ou à terapia citorredutora de primeira linha.

Ele age diretamente na proteína Janus Quinase 2 (JAK 2), presente em 95% das pessoas com a doença.

O uso de aspirina, como AAS e Heparina, em doses baixas, também são indicados por alguns médicos, pois estes medicamentos afinam o sangue e evitam o risco de trombose.

O quimioterápico Hidroxiureia e o Ruxolitinibe são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e distribuídos gratuitamente pelo SUS, com exceção do Ruxolitinibe.


A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!


POLICITEMIA VERA TEM CURA?

Sim, a Policitemia Vera pode alcançar a cura por meio do transplante de medula óssea.

A cura só virá com a realização do transplante de medula óssea (TMO), hoje chamado de transplante de células-tronco hematopoéticas. O especialista irá avaliar as condições clínicas do paciente, como sua idade e estadiamento da doença.

Caso essa seja a indicação, o tipo de transplante escolhido será o alogênico (quando a medula vem de um doador 100% compatível).

Saiba como acontece o transplante de medula óssea alogênico

O transplante de medula óssea alogênico é o tipo de transplante de medula óssea indicado para Policitemia Vera. Na preparação, o paciente é submetido à quimioterapia, com ou sem radiação, com objetivo de matar as células doentes remanescentes e reduzir imunidade do paciente para aceitar a medula do doador. Então, o paciente recebe infusões de células-tronco advindas de um doador, que pode ser um membro da família, um desconhecido cadastrado no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) ou até mesmo de um cordão umbilical.


Foto 1: Células-tronco são coletadas do doador
Foto 2: Paciente recebe tratamento quimioterápico para destruir as células doentes
Foto 3: Paciente recebe as células-tronco do doador

Transplante Alogênico cria um novo sistema imune para o paciente, que ajudará o corpo a brigar contra infecções e contra as células cancerígenas que possam ter sobrado. As células imunes transplantadas (chamadas de enxerto) enxergam as células leucêmicas no corpo como estranhas e as destrói.

Este tipo de transplante, se comparado a outros tratamentos, é associado com efeitos colaterais consideráveis, inclusive risco de mortalidade relacionado ao transplante, por isso a decisão para a sua realização também dependerá da idade do paciente e do entendimento deste sobre seus riscos/benefícios.

Há algum risco no TMO Alogênico?

Após o transplante, existe o risco de o paciente desenvolver uma doença chamada “doença do enxerto versus hospedeiro” ou DECH. Ela acontece quando as células do doador (enxerto) identificam as células do corpo do paciente (hospedeiro) como estranhas e as ataca. As partes do corpo mais comumente afetadas são a pele, fígado, estômago e intestino. A doença pode se apresentar após semanas ou anos do transplante e o médico irá indicar medicamentos para prevenir e até mesmo minimizar o problema.

O tratamento pode trazer alguns efeitos adversos ao paciente, mas é importante entender que é possível amenizá-los, seja com medicamentos ou até mesmo com a alimentação.

AQUI VÃO ALGUMAS DICAS PARA TE AJUDAR COM OS EFEITOS COLATERAIS DURANTE O TRATAMENTO DA POLICITEMIA VERA

Contra náuseas e vômitos:

  • Prefira alimentos frios ou gelados e diminua ou evite o uso de temperos fortes na preparação dos alimentos
  • Coma pequenas porções várias vezes ao dia

Contra a diarreia:

  • Aumente a ingestão de líquidos, como água, chá, suco
  • Evite alimentos laxativos, como doces concentrados, leite de vaca, creme de leite, manteiga, queijos, verduras, cereais e pães integrais, além de frutas como mamão, laranja, uva e ameixa preta

Contra a obstipação (prisão de ventre):

  • Evite o consumo de cereais refinados (arroz branco, farinha de trigo refinada, fubá, semolina, amido de milho, polvilho)
  • Substitua alimentos pobres em fibras por alimentos ricos nesse nutriente (ex.: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, arroz integral, linhaça, aveia…)
  • Beba muita água

Contra a mucosite

  • Evite alimentos picantes e salgados com temperos fortes e alimentos ácidos (ex.: limão, laranja pera, morango, maracujá, abacaxi e kiwi)
  • Consuma preferencialmente alimentos macios ou pastosos (ex.: creme de espinafre, milho, purês, pães macios, sorvetes, flans, pudins e gelatinas) e também alimentos frios/gelados

Contra a xerostomia (boca seca)

  • Beba líquidos em abundância (ex.: água, chá, suco, sopa)
  • Aumente a ingestão de alimentos ácidos e cítricos
  • Evite alimentos ricos em sal
  • Chupe cubos de gelo ao longo do dia
  • Utilize pomadas industrializadas (“salivas artificiais”) antes das refeições

MANTENHA-SE FIRME NO ACOMPANHAMENTO MÉDICO

O tratamento para a Policitemia Vera possibilita bons resultados para o paciente, mas é muito importante realizar a chamada manutenção. O médico precisa ficar a par de todos os acontecimentos, para caso precise mudar a terapia, o faça rapidamente.


NÃO FIQUE EM DÚVIDA!!

Converse sempre com seu médico, questione sobre seu quadro, o tratamento e as respostas que está obtendo. Sinta-se à vontade para falar sobre tudo. E siga à risca os cuidados indicados pelo especialista, sempre.

Back To Top