Skip to content

O sumiço da Bleomicina

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Medicamento é utilizado no tratamento do linfoma de Hodgkin e está em falta no país

 Por Tatiane Mota

A Bleomicina é um fármaco produzido a partir da fermentação da Streptomyces Verticillus, um tipo de bactéria. Sua principal indicação é para bom tipos de câncer, em associação a outros quimioterápicos.

O principal protocolo a conter a droga é o ABVD, formado por: Adriamicina + Bleomicina + Vinblastina + Dacarbazina.

Este é o tratamento de primeira linha para os pacientes de linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que atinge jovens e adultos. Com este protocolo é possível obter uma resposta bastante positiva – cerca de 76% dos pacientes entram em remissão completa.

Porém, há alguns meses este medicamento deixou de ser distribuído em todo o Brasil. Médicos e pacientes, tanto de hospitais públicos quanto privados ficaram surpresos e preocupados, já que não há um substituto.

Dúvidas como “meu tratamento não terá o mesmo efeito?”, “por que estamos sem a Bleomicina?” , “o medicamento irá voltar a ser produzido?” começaram a ser enviadas diariamente para a Abrale e nesta matéria pretendemos responder a todas.

ABVD x AVD

 É verdade que para um tratamento dar certo é importante, sim, ter acesso ao tratamento correto (e, porque não dizer, completo). Mas também é verdade que cada organismo responde de um jeito particular aos medicamentos. É o que diz Dra. Rita de Cássia Cavalheiro, onco-hematologista do Hospital Santa Marcelina.

“Claro que o ideal é realizarmos o protocolo completo, mas ainda não podemos afirmar que o paciente apresentará resposta inferior por não estar utilizando a Bleomicina no protocolo ABVD. A resposta aos quimioterápicos é bastante individual. Por este motivo, no hospital optamos por continuar o tratamento, utilizando o esquema AVD. É importante lembrar que existem outras opções de tratamento, mas são mais agressivos e utilizados quando não há resposta. Por isso temos que dar a possibilidade para que o paciente encontre a remissão com o protocolo de primeira linha. Esperamos que esta situação volte ao normal o quanto antes”, disse a médica.

O sumiço da Bleomicina

Tudo começou no final de 2017, quando a Biosintética Farmacêutica, importadora do Bonar (sulfato de bleomicina), protocolizou uma notificação de descontinuação temporária de fabricação do medicamento, devido à problemas encontrados em sua fabricação, no México. Ele era a única opção utilizada no Brasil, até o início de 2018.

Com isso, o laboratório solicitou a certificação de Boas Práticas de Fabricação à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“A inspeção ocorreu na empresa fabricante do medicamento, a Lemery, no México, em agosto, a partir da qual foram identificados problemas graves. O risco em produzir medicamentos nesta condição motivou a adoção de medidas cautelares. Também foi publicada uma resolução, que determinou como medida de interesse sanitário, em todo o território nacional, a suspensão da importação, distribuição, comercialização e uso do medicamento em todo o país”, diz Renato Porto, diretor de Regulação Sanitária da Anvisa.

Entendendo a importância do assunto, a Anvisa passou a priorizar as análises de pedidos de outras farmacêuticas que tivessem o interesse em produzir a Bleomicina, em especial as demandas de registro ou pós-registro de Certificação de Boas Práticas de Fabricação.

“Todas as solicitações de importação excepcional da Bleomicina são analisadas com urgência que o caso requer. Temos realizado tratativas das unidades técnicas junto às empresas que possuem o registro, com a finalidade de retomar a disponibilidade do medicamento ao mercado. Temos tomado as medidas necessárias para que a situação seja normalizada o quanto antes”, fala Renato Porto.

O que o Ministério da Saúde diz

Em nota, o órgão informou que todos os hospitais do SUS habilitados em Oncologia recebem mensalmente recursos federais para a compra e oferta de medicamentos antineoplásicos, como a Bleomicina. O valor, de acordo com o MS, já está incluso no total pago para a realização dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares para o tratamento do câncer. Além disso, a pasta distribui seis medicamentos considerados estratégicos para a assistência nas unidades públicas.

O Ministério da Saúde ressalta que tem incentivado a parceria entre laboratórios públicos e privados para ampliar o acesso a medicamentos essenciais importados, de alto custo ou judicializados.

Próximos passos

Alguns hospitais contatados por nossa equipe disseram que já estão conseguindo importar o medicamento e que a situação, aos poucos, está voltando ao normal. Mas se você ou seu familiar está em tratamento de linfoma de Hodgkin e está realizando o protocolo sem a Bleomicina, entre em contato com a Abrale. Queremos ajudar! (11) 3149-5190 ou [email protected]

O linfoma de Hodgkin

 Este tipo de câncer surge quando os linfócitos ou os seus precursores que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, se transformam em malignas, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático.

Como o tecido linfoide está presente em muitas partes do corpo, o linfoma de Hodgkin pode começar em qualquer local do corpo, mais frequentemente nos gânglios linfáticos presentes no tórax, pescoço e axilas. Nele, além das células doentes, o paciente também apresenta células saudáveis.

Ainda não se sabe o motivo para o surgimento dessa doença, que é adquirida e não hereditária. O linfoma de Hodgkin compreende cerca de 20% dos casos da doença, e pode ocorrer em qualquer idade, mas os jovens de 25 a 30 anos são os que mais recebem o diagnóstico.

Os primeiros sinais do linfoma de Hodgkin são os gânglios aumentados (nódulos na região do pescoço, virilha e axilas), e sem apresentarem dor. Outros sintomas são:

  • Febre
  • Suor noturno
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Coceiras na pele (prurido)
  • Aumento do baço (esplenomegalia)

Além da quimioterapia, que inclui o protocolo ABVD como o principal tratamento utilizado, a depender de fatores como estadiamento da doença e resposta do paciente, é possível que outras opções sejam indicadas, como:

Radioterapia – são utilizadas radiações ionizantes, que destroem ou inibem o crescimento das células com câncer. Ela pode ser feita isoladamente ou em conjunto à quimioterapia.

Transplante de medula óssea autólogo – ele acontece com as próprias células do paciente. Elas são coletadas, congeladas e tratadas e depois infundidas novamente no paciente.

Imunoterapia – indicados para os pacientes que não respondem ao tratamento ou têm recidiva após o transplante. Estes medicamentos são feitos a partir de proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater infecções. Eles são produzidos em laboratório e agem em um alvo específico.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Obrigada! Informação muito útil!

Adorei essas informações

Muito obrigada pelo carinho Telma!

Já está liberado?

Oi Thelma! Alguns hospitais estão importante a Bleomicina, outros ainda estão aplicando o protocolo sem o medicamento.

[…] Mas infelizmente, desde 2018 a droga Bleomicina deixou de ser distribuída em todo o Brasil e não há um outro medicamento substituto. A única empresa que importava o medicamento e distribuía no país era a Biosintética Farmacêutica, que decidiu para “temporariamente” a importação porque encontrou problemas na sua fabricação do sulfato de bleomicina na fabricante no México. Se quiser saber mais sobre o sumiço deste medicamento, clique aqui. […]

Existe algum laboratório no Brasil q produza a bleomicina, meu filho tem linfodioma cervical e precisa do uso dessa substância para o tratamento

Olá, Ana Maria, como vai?

Estamos encaminhando o seu contato para o Apoio ao Paciente da Abrale (somos uma ONG que auxilia pacientes com certos cânceres, como o linfoma) para que a gente possa te ajudar a ter acesso ao medicamento! Fique atenta no endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário, pois mandaremos uma mensagem por lá nos próximos dias.

Abraços!

Olá. Meu irmão está tratando de um linfoma de hodgkin, após 3 ciclos eu soube que a bleomicina não é mais fornecida. Vcs podem me ajudar? Estou desesperada agora

Olá, Thamiris, como vai?

Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente e ao Apoio Jurídico para que nós possamos te ajudar! Dentro de alguns dias, a senhora deve receber uma resposta nossa no e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário.
Caso queira, a senhora pode entrar em contato conosco por meio dos nossos telefones ou WhatsApp que nós conseguimos te atender com maior rapidez. Telefone: 11 3149-5190 | 0800-773-9973 e WhatsApp: 11 3149-5190

Abraços!

Boa noite! Minha filha esta em tratamento de linfoma desde dezembro de 2021.Ela fez um siglo de quimioterapia sem essa medicação, mas felizmente dia 28/03/2022 já começou a fazer uso desse medicamento bleomicina. Gostaria de saber quais o efeito desse medicamento? Ela agora esta sentindo muita reação.Antes era uns quatro a cinco dias os efeitos da quimioterapia,com esse medicamento o efeito esta mais forte. Como proceder? desde já agradeço.

Olá, Anabel, como vai?

Os principais efeitos colaterais da Bleomicina são náuseas, vômitos, mucosite, estomatite, alteração no paladar, anorexia e hepatotoxicidade. É fundamental que a senhora avise o médico que acompanha o caso dela o mais rápido o possível para que ele possa avaliar o quadro da sua filha e verifique qual a melhor conduta (se é manter esse medicamento e entrar com terapias para amenizar as reações ou interrompê-lo).

Abraços!

Back To Top