Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Tudo sobre a Síndrome Mielodisplásica – SMD.

Saiba tudo sobre os exames para diagnosticar a Síndrome Mielodisplásica

Consultoria – Dr. Phillip Scheinberg

Exames para Diagnóstico da Síndrome Mielodisplásica

Quais exames diagnosticam a Síndrome Mielodisplásica?

diagnostico_para_linfoma_de_hodgkin

HEMOGRAMA COMPLETO

O primeiro exame que pode apontar algum problema é o hemograma completo (exame de sangue). Nele, podem ser vistas as baixas taxas dos componentes do sangue – em especial os glóbulos vermelhos – o que já demonstra que algo não está normal no organismo.


MIELOGRAMA

O mielograma é um exame feito a partir da retirada de uma amostra de sangue da medula óssea, por meio de uma agulha, e a biópsia da medula (um pequeno fragmento do osso da bacia é retirado para avaliação) também são importantes para se checar o tamanho e o formato das células, incluindo o percentual de blastos (células imaturas). Caso a doença seja confirmada, estes exames sempre deverão ser feitos, para constatar se a mielodisplasia não evoluiu para a leucemia mieloide aguda.


EXAMES DE CITOGENÉTICA, IMUNOFENOTIPAGEM E IMUNO-HISTOQUÍMICA

O médico pode pedir exames de citogenética, que avaliam os números dos cromossomos dessas células; imunofenotipagem, que pode identificar com maior clareza as células alteradas; FISH (hibridação fluorescente in situ) muito específico, que também pode encontrar anormalidades em cromossomos; e imuno-histoquímica, que avalia de perto as células doentes da medula.

 

**De todos estes exames, o único que não está disponível no Sistema Único de Saúde é o FISH. Porém, ele pode ser feito com o plano de saúde.

Converse com o médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!

A Abrale oferece apoio Jurídico gratuito para leucemia a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!

Back To Top