Tel.: (11) 3149-5190 | 0800-773-9973

logo home

Data de criação: 17 Dezembro 2018

Tratamento

Consultoria Dra. Érika Midori

O principal objetivo do tratamento da anemia aplásica consiste em aumentar o número de células saudáveis no sangue. O médico é o responsável por escolher a melhor opção a ser utilizada. São elas:

Transfusão de sangue

O objetivo é aumentar temporariamente os números de células sanguíneas. As transfusões de glóbulos vermelhos e plaquetas são as mais usadas, já que os glóbulos brancos têm um período de vida muito curto.

Como estas transfusões devem ser realizadas repetidas vezes, o paciente passa a apresentar acúmulo de ferro no organismo, em especial em órgãos como fígado e coração. Por isso, a quelação do ferro será necessária. Para a retirada do ferro são utilizados os medicamentos:

  • Deferasirox (Exjade ®) – comprimido que deve ser diluído em água e tomado uma vez ao dia.
  • Deferoxamina (Desferal®) – sua administração deve ser feita com uma bomba de infusão (injetável) ao longo de várias horas.
  • Deferiprona (Ferriprox®) – comprimido que, na maior parte dos casos, deve ser administrado três vezes ao dia.

Terapia imunossupressora

Sua finalidade é realizar a melhora na resposta imunológica do paciente, permitindo que as células da medula óssea se desenvolvam e se produzam em maior quantidade. Os medicamentos utilizados são:

Globulina anti-timócitos (ATG)

É um anticorpo que ajuda a destruir, especificamente, os linfócitos T (tipo de glóbulo branco, presente no sistema imunológico), que atacam as células tronco. Com isso, a medula fica mais fortalecida e preserva as células tronco. Sua administração é intravenosa e, na maior parte dos casos, é utilizada junto à ciclosporina. Dentre os efeitos colaterais mais comuns estão calafrios, febre e coceira.

Ciclosporina

Este medicamento impede que os linfócitos T se tornem ativos, fazendo com que as células tronco não sejam mais atacadas. Ela pode ser ingerida tanto em forma de líquido quanto comprimido. Como efeitos colaterais, o paciente pode apresentar pressão alta, lesões renais, inflamação do fígado e aumento de crescimento capilar.

Prednisona

Utilizado durante um período em dose elevada para também apresentar efeito imunossupressor.

Terapia de apoio

O medicamento Filgrastim será utilizado para aumento de glóbulos brancos.


Transplante de medula óssea

Também chamado por transplante de células tronco hematopoiéticas, esta também é uma importante alternativa para o tratamento da anemia aplásica. A opção realizada será o transplante alogênico, quando é necessário um doador 100% compatível. Acesse (colocar link do TMO alogênico do site Abrale) e veja como funciona.

 

Busca rápida


Importante!

Os conteúdos disponíveis neste portal são exclusivamente educacionais e informativos. Em hipótese nenhuma deve substituir as orientações médicas, a realização de exames e ou, tratamento. Em caso de dúvida consulte seu médico! O acesso a informação é um direito de todos.

 

logo rodape parceria social v02