Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Saiba tudo sobre a Trombocitemia Essencial.

COMO DIAGNOSTICAR A TROMBOCITEMIA ESSENCIAL?

 HEMOGRAMA

O hemograma completo (exame de sangue) é o primeiro exame a ser feito, para se constatar se há algo errado no organismo. O paciente com Trombocitemia Essencial apresenta a contagem de plaquetas acima do normal: geralmente em 600 mil, sendo que o normal é estar entre 175 mil a 400 mil. Mas será necessário fazer mais testes para se chegar ao resultado final.

diagnostico_para_linfoma_de_hodgkin


EXAME DE CITOGENÉTICA

O próximo passo é a realização do exame de citogenética: a partir de amostras do sangue e/ou medula óssea, analisa a existência do gene JAK2. Na maior parte dos casos, com este resultado já é possível detectar a trombocitemia essencial.


MIELOGRAMA E BIÓPSIA DA MEDULA

O especialista pode, ainda, solicitar um mielograma (quando uma amostra de sangue é retirada diretamente da medula óssea) ou até mesmo uma biópsia de medula (um pedacinho do osso será retirado por meio de uma agulha e analisado em laboratório), para descartar qualquer outra possibilidade.


**Todos estes exames, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde.

A Abrale oferece gratuitamente Apoio Jurídico a todos os pacientes do Brasil. Se você está enfrentando alguma dificuldade em seu tratamento, não hesite em nos contatar!

NÃO FIQUE EM DÚVIDA!!

Converse com seu médico a respeito dos exames e esclareça todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!

 

Back To Top