Última atualização em 21 de dezembro de 2022
Um crescimento anormal de células que forma tumores
Nosso organismo é formado por uma enorme quantidade de células com funções diferentes e que trabalham de forma organizada.
Em um corpo saudável, elas crescem, se dividem, morrem e são substituídas de maneira controlada, em um processo natural chamado divisão celular.
Mas quando essas mesmas células sofrem algum tipo de alteração no DNA e passam a se dividir e se reproduzir de forma descontrolada é que surgem os problemas.
Esse crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células, que pode causar a origem de uma massa, conhecida popularmente como tumor.
Mas vamos com calma!
Nem todo tumor é considerado câncer.
Tumor Benigno
O chamado tumor benigno se forma a partir de células muito semelhantes às normais, que não se multiplicam tão rapidamente e não são capazes de migrar para outros tecidos. Neste caso, na maior parte das vezes, em uma cirurgia o tumor é removido e o paciente já pode se considerar curado.
Como o câncer inicia?
O câncer começa quando células, de um órgão ou tecido, crescem de forma alterada.
Quando câncer é diagnosticado?
O diagnóstico do câncer (também conhecido por neoplasia) só acontece quando as células alteradas crescem de maneira desenfreada, tornando-se malignas. Elas podem se soltar dos tecidos e até migrar para outras partes do corpo, por meio da circulação sanguínea ou do sistema linfático (uma rede de vasinhos que se distribuem pelo corpo).
O que é metástase?
Quando a doença se espalha e atinge diferentes órgãos, chamamos de metástase.
O câncer pode ser sólido ou hematológico!
O câncer sólido é quando há existência de um tumor maligno, e câncer hematológico acontece no sangue.
Tipos de cânceres hematológicos:
Os mais comuns são as leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo, a síndrome mielodisplásica e as síndromes mieloproliferativas.
Tipos de cânceres sólidos:
Os cânceres sólidos mais comuns são os de próstata, mama, colo de útero, pulmão, intestino, estômago, pele entre outros.
Detectar o câncer no início é poder curar!
É importante frisar que, se descoberto no início, tanto os cânceres sólidos, quanto os do sangue, podem ser tratados e não gerar metástases, aumentando, e muito, as chances de cura!
São diversos tratamentos, que podem proporcionar uma vida normal e com qualidade ao paciente.
Se desconfia, procure um médico!
Nosso cérebro tanto o poder de fortalecer nossas células e ajudar nos tratamentos médicos como também de mascarar sintomas quando achamos que estamos doentes.
Por isso, se você notou algo diferente em seu corpo, não fique na dúvida: procure um médico (o especialista em câncer do sangue é o onco-hematologista).
E se você já foi diagnosticado com Câncer:
A medicina avançou muito e nunca houve tantos casos de cura. Ingresse o quanto antes no tratamento, com confiança e disposição para se curar. E conte com a Abrale. Estamos aqui para te ajudar em tudo o que for necessário.