Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 9 de fevereiro de 2023

Rede Alianza Latina

A Alianza Latina é um projeto de trabalho liderado pela Abrale, e compõe um dos seus pilares denominado “Educação e Informação”. Formada por mais de 120 associações membros que operam em 21 países (18 deles na América Latina), Estados Unidos, Portugal e Espanha, a Rede Alianza Latina tem como propósito reunir líderes de apoio ao paciente e promover o compartilhamento de melhores práticas entre empreendedores sociais da saúde, proporcionando a seus membros um espaço de debate e aprendizado, com ideais e missões similares, para que possam dialogar e juntos mudem o cenário da saúde no continente.

Qual a Missão da Rede Alianza Latina?

A missão da Alianza Latina é promover a capacitação, profissionalização e cooperação entre organizações de apoio ao paciente para melhorar, de forma contínua, a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis na América Latina.


Fórum Alianza Latina – Melhores Práticas para o Terceiro Setor da Saúde

Anualmente em novembro, a Rede realiza o Fórum de Melhores Práticas para o Terceiro Setor da Saúde, cuja meta é compartilhar conhecimento e profissionalizar as organizações de apoio ao paciente, disponibilizando informações para fortalecer sua atuação e elevar a qualidade, expectativa e esperança de vida dos pacientes na região.

O evento conta com masterclasses ministradas por especialistas de todo o mundo, sobre as melhores práticas em diversas áreas:

  • Advocacy
  • Dados em Saúde
  • Captação de Recursos
  • Comunicação
  • Gestão
  • Voluntariado
  • Recursos Humanos
  • Planejamento Estratégico.  

Programa Compromissos 

São avaliados os marcos de gerenciamento de cada organização ao longo do ano, com a finalidade de ajudar a implementar uma estratégia de negócios eficiente. Os membros mais engajados recebem um programa de treinamento e mentoria no ano seguinte.


Coaching Leadership 

O Programa Coaching Leadership é uma capacitação estratégica anual para líderes das associações membros que mais se engajaram nas atividades durante o ano e mais pontuaram no Programa Compromissos: Teorica na Prática. Trata-se de três grupos com temas específicos para ajudar a melhorar a liderança e desenvolvimento das associações de apoio ao paciente.

Seja um Membro

Para ser um membro da Rede Alianza Latina é necessário ser uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos legalmente registrada em seu país de origem, com foco em ações de apoio ao paciente e estar de acordo com a missão e os objetivos da Alianza Latina.  Para conhecer mais sobre os direitos e responsabilidades dos membros e o código de atuação da Alianza Latina, por favor leia com atenção o Regulamento Interno.

Back To Top