Última atualização em 29 de abril de 2025
Teleconsulta Onco-Hematológica Gratuita
O que é a Teleconsulta Abrale?
Oferecemos atendimento especializado, gratuito e à distância para pacientes com cânceres e doenças do sangue. Desde 2021, já realizamos mais de 2.000 consultas, garantindo suporte médico, nutricional, odontológico e muito mais, sem sair de casa.
A teleconsulta é uma consulta médica ou multiprofissional realizada à distância, por meio de videoconferência ou outras plataformas digitais e seguras, permitindo que o paciente seja atendido sem precisar se deslocar, garantindo acesso rápido a orientações médicas. Esse modelo de atendimento segue como uma opção acessível e segura para complementar o cuidado com a saúde dos pacientes, garantindo continuidade no tratamento e melhor qualidade de vida.
Como funciona a Teleconsulta Abrale?
Familiares e/ou pacientes com leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, mielodisplasia e doenças do sangue (PTI, policitemia vera, trombocitemia essencial, HPN e anemia aplásica) têm acesso a especialistas da Onco-Hematologia adulto e pediátrico, para esclarecerem suas dúvidas sobre assuntos diversos relacionados às doenças e seus tratamentos. E tudo isso de forma gratuita!
Oferecemos uma segunda opinião médica, que é um parecer técnico solicitado por um paciente ou familiar, para confirmar ou revisar um diagnóstico ou plano de tratamento.
Atualmente, contamos com uma equipe multidisciplinar nas seguintes especialidades?
- Hematologista
- Nutricionista
- Dentista
- Enfermeiro
- Educador Físico
- Fisioterapeuta
- Fonoaudiologista
São dois tipos de atendimento, ambos pré-agendados, individuais, realizados online e à distância:
- Teleorientação – Os pacientes receberão orientações básicas quanto à doença, seus sinais e sintomas e também quanto ao uso de medicação, etapas do tratamento, exames de acompanhamento e hábitos que possam aliviar sintomas e prevenir complicações.
- Teleconsulta – Durante esse atendimento, é possível indicar e prescrever exames para que o paciente os solicite ao seu médico de origem, além de orientações sobre o uso de medicamentos auxiliares no tratamento, visando a prevenção e/ou o alívio de efeitos colaterais. Dependendo da especialidade requisitada, também podem ser oferecidos suporte nutricional, odontológico e outras formas de suporte à saúde.
Importante! Para ambos os atendimentos, é necessário enviar à nossa equipe de Apoio ao Paciente:
- Exame que comprove o diagnóstico.
- Relatório médico atualizado.
- Hemograma recente (menos de 3 meses).
Conheça os detalhes do funcionamento da Teleconsulta Abrale
Serão atendidos somente pacientes que tenham cânceres e doenças do sangue, já confirmados em exames diagnósticos. Para isso, é preciso:
- Preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1jZieo9R2Vis6Ysk_SSq1zRGS_UAmsCVLVg8ONckDy1k/edit?usp=drive_web
- Após o preenchimento do formulário, entre em contato com a nossa equipe de Apoio ao Paciente pelos seguintes canais: (11) 3149-5190 (WhatsApp) | 0800 773 9973 Ou diretamente pelo Fale Connosco: https://abrale.org.br/fale-conosco/. No momento do contato, é necessário encaminhar seus exames e o relatório médico, como mencionado anteriormente. Nossa equipe fará o agendamento da sua consulta, que poderá ser realizada por Teleorientação ou Teleconsulta. Em seguida, você receberá a confirmação com o dia e horário da consulta online.
- O atendimento poderá ser realizado pelos profissionais das especialidades elencadas acima, dependendo da necessidade apresentada pelo paciente na conversa inicial com a equipe de Apoio ao Paciente da Abrale. Todos os profissionais envolvidos neste projeto são especialistas no cuidado de pacientes com câncer hematológico.
- O paciente ou familiar que solicitou o atendimento deverá ficar atento, porque a confirmação de data e hora da consulta será enviada por WhatsApp.
Atenção! Não há limite para o número de consultas por paciente. Não remarcaremos a consulta caso o paciente falte e/ou não cancele o atendimento, ao menos, um dia antes do horário agendado.