No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Abrale participa de Reunião na CNS para acompanhar caso Asparaginase
Imagem ilustrativa
A ABRALE está participando da 292ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde em Brasília. Na abertura do evento foi apresentada ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a preocupação com a aquisição de Asparaginase produzida na China.
Em sua fala o Ministro foi enfático em dizer que a compra do medicamento cumpriu rigorosamente toda legislação sanitária e que a empresa apresentou toda documentação necessária para a distribuição do fármaco no Brasil.
Para que não restassem mais dúvidas ouviu-se, ainda, o diretor da assistência farmacêutica do Ministério, Dr. Renato Alves Teixeira Lima, que trouxe justificativas farmacológicas, médicas e legais para a compra do remédio chinês. Apresentou a documentação técnica e concluiu informando que para tranquilizar a sociedade está submetendo o produto a testes que serão feitos na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.
Pela documentação apresentada, fica claro que a ANVISA se manifestou favorável à compra do medicamento e há documentação comprovando a segurança e eficácia do produto nos mesmos níveis da Asparaginase comprada de outros laboratórios.
A conclusão é que a reportagem do Fantástico foi precipitada, tendenciosa e não observou atentamente toda a documentação apresentada. De qualquer forma, o Ministério fará análises técnicas e acionou a Polícia Federal para investigar os interesses que buscaram desqualificar o processo de compra do medicamento, causando desconfiança da população e da sociedade médica.
Fonte: Abrale