No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Prêmio para pesquisa e inovação em oncologia está com inscrições abertas
Premiação Octavio Frias de Oliveira busca reconhecer pesquisadores brasileiros
O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) está com as inscrições abertas até o dia 31 de maio para a 13ª edição do prêmio que leva o nome do patrono da instituição. A iniciativa é feita em parceria com o Grupo Folha.
A láurea criada em homenagem ao então publisher da Folha, morto em 2007, busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.
Trabalhos originais podem ser inscritos nas categorias Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Na primeira, qualificam-se para a inscrição trabalhos originais publicados em revistas científicas em 2021 e 2022 cujo autor principal atue em instituição de pesquisa e/ou de ensino nacional.
Na categoria Inovação Tecnológica, qualificam-se para inscrição os trabalhos originais publicados em revistas científicas ou patentes depositadas de 2020 a 2022 cujo autor/inventor atue em instituição de pesquisa e/ou de ensino nacional.
A inscrição deverá ser feita exclusivamente por meio de formulário no site www.premiooctaviofrias.com.br. O regulamento se encontra no mesmo endereço.
Também será premiada uma personalidade que tenha se sobressaído na área da oncologia.
Em 2021, uma pesquisa que avaliou como exercícios físicos poderiam combater a caquexia, uma condição relacionada ao câncer e que pode agravá-lo, foi a vencedora na categoria Pesquisa em Oncologia.
Na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, o trabalho que venceu buscava o desenvolvimento de um novo exame que aceleraria o diagnóstico e o acompanhamento do câncer colorretal. A pesquisa observou quatro tipos de microRNA -moléculas que atuam na sinalização e funcionamento das células- com grandes quantidades em pacientes com esse tipo de tumor.
Já para Personalidade de Destaque em Oncologia, foi escolhido Hugo Aguirre Armelin, biólogo, pesquisador e responsável pela descoberta da molécula relacionada ao fator de crescimento de fibroblastos.
A escolha dos vencedores é feita por uma comissão formada por cientistas de destaque e membros da sociedade comprometidos com o tema. Os premiados nas três categorias receberão R$ 20 mil e um certificado.
A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 5 de agosto.
Fonte: Folha de S. Paulo