Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
SES e Abrale iniciam capacitação para iniciar Projeto Oncoteleinterconsulta
Em plataforma virtual, profissionais das unidades estaduais, como médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, vão contar com apoio de especialistas renomados no atendimento remoto a pacientes com câncer
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) deram início às capacitações de profissionais de saúde das redes estadual e municipais para atendimento oncológico remoto a pacientes com câncer, no Projeto Teleinterconsulta, da Abrale.
De forma remota, a primeira qualificação, realizada na semana passada, reuniu cerca de 150 profissionais das seis Policlínicas e dos Hospitais Estaduais do Centro-Norte (HCN), de Itumbiara (HEI), Hospital Padre Tiago na Providência de Deus de Jataí, das regionais de saúde, Secretarias Municipais e representantes da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais).
A ação faz parte da programação outubro rosa, para prevenção do câncer de mama e da saúde integral da mulher. No evento, foi realizada uma live com duas palestras. Uma com o médico ginecologista e obstetra Carlos Ruiz, que atende casos de câncer de mama. Ele falou sobre a doença, que mais mata mulheres no Brasil. A outra palestra foi ministrada pela enfermeira oncologista Sara Crispilho, coordenadora do Projeto Teleinterconsulta.
A parceria da SES-GO com a Abrale foi fechada em maio deste ano.
“A partir dessa oficina, direcionada aos profissionais da área, o projeto inicia a estruturação com profissionais que vão atuar em todo o Estado, tendo o suporte de grandes especialistas que Abrale disponibiliza. Vai ser possível, por exemplo, reduzir tempo para começar o tratamento de um paciente, já que a avaliação remota vai possibilitar esse suporte”, afirma a gerente de Atenção Especializada da SES-GO, Camila Brum.
A interconsulta com a equipe de especialistas em oncologia da Abrale tem como objetivo discutir informações clínicas, laboratoriais e de imagem, buscando diagnóstico precoce, bem como condução terapêutica assertiva em pacientes com neoplasias raras e com alto risco de câncer. Será prestada ainda consultoria técnica para médicos, gestores e equipe multiprofissional, para um atendimento humanizado por meio de plano terapêutico personalizado e individualizado.