Associação defende a incorporação do asciminibe e do iptacopana ao SUS, reforçando a importância de…
Abrale levará a pauta do câncer para a COP 30
Entidade foi selecionada para participar como parte da delegação brasileira.
A Abrale foi selecionada para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém (PA), sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), de 10 a 21 de novembro de 2025.
Durante a COP 30, a Abrale participará das agendas oficiais das chamadas “Blue Zone” e “Green Zone”, espaços de debate sobre clima e de negociações oficiais da Cúpula das Lideranças sobre o futuro das políticas climáticas internacionais. Ao ocupar este espaço, a associação busca ampliar a compreensão de que políticas
ambientais e políticas de saúde são interdependentes e devem ser planejadas de maneira integrada.
No Brasil, a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Sistema Único de Saúde já reconhece a importância do enfrentamento aos impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente, por meio de práticas de promoção da saúde com caráter preventivo e sustentável. Contudo, ainda há um longo caminho para a sua efetivação e reconhecimento de outras legislações que concomitantemente objetivam a redução progressiva dos agrotóxicos e o estímulo à transição orgânica e agroecológica.
A organização será representada por Bianca Manzoli, nutricionista oncológica, coordenadora do Comitê de Nutrição da Abrale e membro dos Grupos de Trabalho de Prevenção Primária e Oncologia Pediátrica do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, coalizão liderada pela Abrale.
Acompanhe a cobertura da Abrale

Além de participar dos debates, Bianca fará a cobertura do evento pelas nossas
redes sociais, não deixe de acompanhar.
Nos dias 17 e 18, a programação será dedicada à gestão ambiental e comunitária, com ênfase na proteção de florestas, oceanos e biodiversidade, destacando o papel dos povos indígenas, comunidades locais e tradicionais, crianças, jovens e pequenos e médios empreendedores na construção de soluções inclusivas e alinhadas à natureza.
Já nos dias 19 e 20, as discussões serão voltadas às raízes da alimentação, da agricultura e da equidade, abrangendo temas como agricultura sustentável, sistemas alimentares e segurança alimentar, incluindo pesca e agricultura familiar.

