A Abrale – Associação Brasileira de Câncer do Sangue realizou o evento “Mieloma Múltiplo na…
Com envio de recomendações a gestores públicos, ABRALE lança Nota Técnica sobre o cuidado integral da LMC
A Associação Brasileira de Câncer do Sangue (ABRALE) acaba de enviar aos gestores e conselhos nacionais de saúde do Brasil a Nota Técnica “Recomendações técnicas para estados e municípios sobre o cuidado integral da leucemia mieloide crônica”, documento que consolida evidências e orientações estratégicas para qualificar a assistência a pessoas com Leucemia Mieloide Crônica (LMC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com mais de 20 anos de atuação, a ABRALE segue comprometida com a defesa de direitos e com a melhoria da atenção aos pacientes com doenças hematológicas, por meio de apoio direto, produção de conhecimento, articulação institucional e incidência política. No campo da LMC, a organização tem chamado atenção para desafios persistentes relacionados ao diagnóstico preciso, monitoramento contínuo e acesso equitativo a tratamentos disponíveis no SUS.
A elaboração e circulação da Nota Técnica são um desdobramento das ações de advocacy conduzidas pela ABRALE ao longo de 2025, entre elas a solicitação e mobilização da Audiência Pública “Doenças do Sangue: é preciso enxergar os cânceres hematológicos”, realizada na Câmara dos Deputados em 27 de agosto de 2025, a partir de requerimento da Deputada Federal Flávia Morais.
O debate reuniu gestores federais, especialistas, representantes da sociedade civil e pacientes, evidenciando obstáculos enfrentados por pessoas com LMC, como limitações no acesso ao exame PCR para BCR-ABL, assimetrias na incorporação de tecnologias e desigualdades regionais na oferta de cuidados. O exame de PCR quantitativo para BCR-ABL é componente essencial do cuidado ao paciente com LMC, sendo indicado tanto para o diagnóstico quanto para o monitoramento da resposta terapêutica e identificação precoce de falha ao tratamento.
A partir das contribuições desse processo e dos encaminhamentos pactuados, a Nota Técnica apresenta recomendações práticas para fortalecer políticas públicas, qualificar fluxos assistenciais, ampliar diagnósticos e garantir o cuidado integral da LMC nos territórios estaduais e municipais.
Para ampliar o alcance das recomendações, a ABRALE também formalizou pedido de apoio ao CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e ao CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para que a nota seja disseminada entre Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, áreas técnicas de oncologia e serviços habilitados em hematologia.
A Nota Técnica está disponível para download no site da ABRALE e a organização permanece à disposição para apoiar diálogos técnicos, compartilhamento de dados e construção de soluções colaborativas com o poder público.

