Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

ANS incorpora novo tratamento contra câncer raro no sangue no Rol

Planos de saúde deverão arcar com os custos do momelotinibe para tratar mielofibrose, câncer em que a medula é substituída por tecido fibroso

capsulas de medicamentos para tratamento de doença rara, leucemia

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na última segunda-feira (26/1) incorporar um novo tratamento contra um tipo raro de câncer no sangue ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Durante a 1ª Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada do ano, os diretores deram aval à inclusão do momelotinibe para o tratamento de mielofibrose de risco intermediário e alto — incluindo mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial em adultos com anemia.

De acordo com a área técnica da agência, foram utilizados dois estudos clínicos sobre o medicamento que comprovaram sua eficácia, além de sua superioridade quando comparado ao tratamento padrão da enfermidade.

A mielofibrose é um tipo raro de câncer em que a medula vai sendo substituída por um tecido fibroso, o que atrapalha a produção normal do sangue, segundo a própria ANS.

Ainda de acordo com a agência, o momelotinibe foi submetido diretamente à ANS, tendo passado pela 45ª reunião técnica e pela 2ª reunião técnica extraordinária da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas em outubro de 2025 e janeiro de 2026, respectivamente, e, também, pela Consulta Pública 163 e pela Audiência Pública 61, ambas realizadas ao longo de novembro de 2025.

O medicamento passará a integrar o grupo “Terapia Antineoplásica Oral para Tratamento do Câncer” do Rol, sendo obrigatoriamente coberto pelas operadoras de planos de saúde a partir de 2/3/2026.

Fonte: JOTA

Back To Top