Planos de saúde deverão arcar com os custos do momelotinibe para tratar mielofibrose, câncer em…
Cientistas brasileiros aceleram estudos para levar ao SUS terapia inovadora contra o câncer
A CAR-T é uma imunoterapia usada no tratamento de cânceres do sangue, como mieloma múltiplo, linfomas e alguns tipos de leucemia

Cientistas brasileiros aceleram estudos para levar ao SUS uma terapia inovadora contra o câncer. O tratamento utiliza as próprias células de defesa do paciente para combater a doença.
A CAR-T é uma imunoterapia usada no tratamento de cânceres do sangue, como mieloma múltiplo, linfomas e alguns tipos de leucemia. Ela é indicada quando os tratamentos convencionais não dão resultado ou quando a doença volta.
Diferente dos outros tratamentos, os médicos utilizam as próprias células de defesa do paciente para combater o tumor. No laboratório, as células de defesa presentes no sangue são modificadas geneticamente. Elas se reproduzem e em seguida são introduzidas novamente no paciente. Já no organismo, passam a reconhecer e atacar as células cancerígenas.
O tratamento ainda é restrito por causa do alto custo: no Brasil, apenas 40 pessoas já conseguiram realizar a terapia para mieloma e 120 para linfomas e leucemias.
No entanto, pesquisadores brasileiros tentam mudar essa realidade. Para acelerar o processo, o Instituto Butantan negocia uma parceria com a China para a transferência de tecnologia e desenvolvimento da terapia com células CAR-T contra o mieloma múltiplo.
Fonte: R7

