Última atualização em 10 de janeiro de 2023
CUIDADOS DIÁRIOS DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER
CUIDE DE VOCÊ, FIQUE DE BEM COM A VIDA, E AJUDE NO SUCESSO DE SEU TRATAMENTO!
Esse é o principal conselho que temos para você neste momento especial de sua vida.
Quando se está em tratamento de doença grave, como o câncer, a rotina muda um pouquinho. Às vezes é necessário se afastar do emprego, da faculdade, das atividades físicas, e até mesmo dos passeios em família e com amigos.
Atitude Positiva já!
Mas saiba que, ainda assim, é possível realizar atividades que tem um efeito interessante, pois MUDAR SUA ATITUDE PARA FICAR DE BEM COM A VIDA, O QUE AJUDA MUITO NO SUCESSO DE SEU TRATAMENTO.
- ACORDOU? TOME UM BANHO E TROQUE DE ROUPAS! A vontade de ficar de pijama pode ser muito forte, mas ficar de pijama o dia inteiro te pode deixar deprimido;
- FIQUE DE BEM COM O ESPELHO! Mantenha a boa aparência, nada de relaxar! Passe um batom, coloque um lenço, um boné, e sinta-se bem com você mesmo;
- SOLIDÃO? NEM PENSAR! Não se isole das pessoas que ama. As redes sociais estão aí, e facilitam o contato, mesmo com as pessoas que estão distantes.
- MOVIMENTE-SE, MUDE A ENERGIA SAINDO DO LUGAR! Nos períodos em que não estiver internado, veja com seu médico se pode fazer caminhadas, passeios. Atividades assim ajudam a espairecer.
- VIVA A VIDA EM FAMÍLIA: CUIDE-SE PARA CUIDAR DE QUEM VOCÊ AMA! Cuide de sua família, filhos, esposa, marido. Lembre-se que eles estão ao seu lado neste momento, e também precisam de você.
Veja outras informações importantes para que o paciente com câncer, ou doenças do sangue, fique bem durante todo seu tratamento.
EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA: COMO LIDAR COM A PELE RESSECADA
A quimioterapia e a radioterapia, são alguns dos tratamentos mais eficazes contra os cânceres do sangue, porém causam uma série de efeitos colaterais enquanto fazem o seu trabalho de combate à doença. E a pele é uma das áreas que mais sofrem com isso.
Reações alérgicas na pele, mudança na coloração na pele, erupções na pele em forma de acne (as famosas espinhas) e sensibilidade são alguns deles.
MAS, O QUE FAZER PRA PELE SECA?
Principalmente as mulheres se preocupam em como tratar pele seca. Portanto se a pele ficar ressecada, alguns cuidados diários com a pele durante o tratamento de câncer são essenciais:
- EVITE: ácidos, esfoliantes e sabonetes que tirem a oleosidade.
- EM CASO DE ACNES: os ácidos já podem ser recomendados, associados a pomadas antibióticas.
- PROTETOR SOLAR SEMPRE! O uso de protetor solar não pode ser dispensado nunca.
- HIDRATE A PELE! É aconselhado que cremes hidratantes e sabonetes sejam neutros, para não causar irritação na pele.
- ANTES DA RADIOTERAPIA! não utilize desodorantes e retire todo o resíduo de hidratante da pele antes de sessões de radioterapia.
- CONSULTE UM DERMATOLOGISTA! Converse com seu médico e procure um dermatologista para saber que tratamento para pele seca seguir e quais os produtos ideais para você.
CÂNCER DÓI?
Não é novidade que o tratamento para o câncer é algo complicado de se enfrentar. E pode ficar pior se o paciente sentir a chamada “dor oncológica”, ou dor do câncer, durante o processo.
PORQUE O CÂNCER CAUSA DOR.
São muitas as pessoas que tem dúvidas do porque o câncer dói tanto! A dor pode ser um dos sintomas mais frequentes, e sua aparição irá depender da localização do tumor ou se há metástase. Ela pode se manifestar como queimação, ardor e formigamento, e pode ser aguda, ou seja, de curta duração, ou crônica, quando é persistente.
SEU MÉDICO DEVE SER AVISADO | A DOR DEVE SER INVESTIGADA!
É muito importante descobrir o quanto antes de onde a dor vem, para assim já iniciar o quanto antes o tratamento indicado.
É POSSÍVEL ALIVIAR A DOR NO PACIENTE COM CÂNCER
Sim! Hoje, dentre as opções de medicamentos estão os analgésicos, anti-inflamatórios, opioides, e os antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes, que são importantes principalmente para o controle da dor neuropática (na região da cabeça, a dor de cabeça).
Ou seja, quando o assunto é câncer e dor, há sempre uma alternativa, um remédio para dor que vai ajudar, mas só seu médico está capacitado para lhe orientar.
VALE A PENA REFORÇAR! Converse sempre com o seu médico e deixe claro tudo o que está sentindo. É você quem deve definir qual nível de dor está sentindo!
HIGIENE E CÂNCER | LAVAR AS MÃOS É TER MAIS SAÚDE!
A higiene para pacientes com câncer deve ser levada à sério em todos os detalhes, como por exemplo lavar bem as mãos. Isso porque manter as mãos bem higienizadas é a principal arma contra a contaminação por microorganismos e deve ser adotada não só pelo paciente, mas por todos os envolvidos no processo de cuidar, sempre.
Para isso, utilize sabonete neutro ou líquido e álcool gel.
HIGIENE PESSOAL E CÂNCER | HIGIENE ORAL PARA O PACIENTE ONCOLÓGICO
Veja a seguir outros importantes cuidados de higiene para pacientes com câncer, e envolvidos nos cuidados com o paciente
– NA HIGIENE BUCAL para paciente com câncer, utilize escovas macias para escovação dos dentes, enxaguantes livres de álcool e evitar o uso de fio dental quando as plaquetas estão muito baixas;
– CUIDANDO DO PACIENTE, utilize sabonete, esponja de banho, toalhas, de uso exclusivos do paciente. Como a imunidade fica bastante fragilizada, é melhor evitar qualquer risco de contrair alguma bactéria.
CUIDADOS IMPORTANTES COM O CATETER
Cuidar é uma arte!
Chamados de anjos por muitos, os enfermeiros são os profissionais que mais ficam próximos do paciente durante todo o tratamento.
A Enfermagem é uma mistura entre filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, e a ciência e tecnologia, e objetiva a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.
O profissional de enfermagem do Brasil, tem nível superior e atua nas áreas assistencial, administrativa e gerencial de hospitais, postos de saúde e em domicílio. Dentro da enfermagem, também se encontram o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio), que dão importante apoio ao enfermeiro.
Veja algumas dicas destes profissionais para um melhor tratamento:
O QUE É UM CATETER | PARA QUE SERVE O CATETER
O tratamento com quimioterapia pode ser feito de maneira endovenosa, ou seja, com aplicações diretas na veia do paciente.
Dependendo da quantidade de ciclos que serão feitos durante o tratamento, a utilização de cateteres pode ser indicada pelo médico especialista. Mas não se assuste! Essa é uma prática normal e que trará um maior bem-estar ao paciente. Dentre os tipos de cateteres disponíveis estão: PICC, Shilley ®, Arrow®, Port a Cath®, Hickman® e Perm Cath®.
O cateter para quimioterapia mais utilizado no tratamento do câncer é o Port a Cath®, cateter totalmente implantado por meio de um procedimento cirúrgico bastante simples.
Mas, o que é cateter?
Então para você que tinha dúvidas sobre o que é cateter para quimioterapia, é um acesso pelo qual o paciente receberá os medicamentos e que será feita a coleta de sangue para a realização dos exames necessários.
QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR COM O CATETER?
A quantidade de tempo que ele será usado também depende de avaliação feita pelo médico responsável. Mas atenção! O uso de cateter implantado exige alguns cuidados essenciais, para que o paciente não fique exposto às infecções, por isso, a seguir falaremos sobre cuidados de enfermagem com cateteres.
QUIMIOTERAPIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM
- MUITO IMPORTANTE: proteja o curativo realizado na pele no momento do banho, pois o local da punção não pode ser molhado de jeito algum.
- DURANTE A APLICAÇÃO: tome muito cuidado com os fios, para que não aconteçam falhas durante o tratamento.
- NO MOMENTO DAS REFEIÇÕES: fique atento para que nenhum alimento ou líquido caia no local.
- NO HOSPITAL: chame a enfermeira se achar necessário, diante de qualquer situação de dúvida.
- EM CASA: evite traumas na região em que o cateter foi instalado.
- PACIENTE INFANTIL OU JUVENIL: Se você é responsável por um paciente criança ou adolescente, fique atento às brincadeiras e situações que possam causar algum impacto sejam evitadas.
- NO LOCAL ONDE ESTÁ O CATETER: Não passe nada! Não há necessidade de passar nenhum produto no local.
Para que serve a heparina?
- LIMPEZA INTERNA: compareça ao hospital para a limpeza interna do cateter. Este procedimento é chamado de “heparinização” ou “salinização” do cateter. É para isso que serve a heparina, porém para realizar este procedimento, o paciente deverá comparecer uma vez por semana no hospital ou ambulatório para fazer a troca da solução de heparina do interior do cateter.
- DÚVIDAS OU MAL-ESTAR? pergunte sem hesitar. Se perceber algo diferente, não se sentir bem ou tiver dúvidas, não deixe de conversar com o seu médico o mais rápido possível.