Última atualização em 31 de janeiro de 2023
O QUE É FISIOTERAPIA?
Fisioterapia é a ciência aplicada à prevenção a ao tratamento de doenças por meio de manuseios em regiões específicas do corpo que levam os pacientes a uma melhor organização sensitiva e motora.
O QUE UM FISIOTERAPEUTA FAZ?
O fisioterapeuta é o profissional habilitado a aplicar a fisioterapia. Ele é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios de movimento e funcionalidade humana.
FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA
Qual a importância da fisioterapia no câncer?
Para os cânceres do sangue, a fisioterapia visa preservar e restaurar a integridade funcional dos órgãos, sistemas e articulações do paciente, além de prevenir distúrbios causados pelo tratamento da doença. Se o paciente optar por não fazer a fisioterapia pode ficar com a mobilidade comprometida, com a diminuição da força muscular, apresentar redução dos movimentos, queda do condicionamento físico e, no caso de crianças, atraso no desenvolvimento motor.
POR QUÊ DEVO FAZER EXERCÍCIOS DE FISIOTERAPIA? COMO O FISIOTERAPEUTA ONCOLÓGICO PODE ME AJUDAR?
A quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea (TMO) podem deixar como herança algumas limitações:
- dor persistente nos ossos
- retrações e aderências de cicatrizes
- encurtamento muscular
- alterações respiratórias e falta de controle motor
A fisioterapia na quimioterapia, e a fisioterapia na radioterapia tem grande função, pois o acompanhamento com um fisioterapeuta pode proporcionar a melhora, ou até mesmo a cura, de tais problemas. Por meio de exercícios físicos leves e outras técnicas, como a drenagem linfática, alongamento, eletroterapia e exercícios respiratórios, tudo pode melhorar.
FISIOTERAPIA NO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA
Se há um caso em que esse cuidado não pode ser descartado é o dos pacientes que realizam TMO.
- 76% dos pacientes que fizeram o procedimento apresentam fadiga.
- 41%, apresentam fraqueza nos movimentos.
Esses efeitos são provocados pela inatividade, pelo repouso prolongado no leito e pela toxicidade quimioterápicos utilizados no pré-transplante.
A fisioterapia, principalmente se for iniciada precocemente, logo após o diagnóstico, pode ser a responsável por atenuar ou mesmo prevenir que esses sintomas apareçam.
FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM CÂNCER: QUEM PODE FAZER?
Crianças, adolescentes, adultos e idosos, independentemente do tipo de câncer que tenham, podem fazer fisioterapia para câncer, ou seja, voltada para o seu tipo de doença.
Todo e qualquer paciente pode ser tratado com fisioterapia!
O foco dela não é voltado apenas para o local afetado pela doença, mas para as limitações e sequelas que podem vir a surgir com os efeitos do tratamento ou a evolução do câncer.
Por isso quando o assunto for fisioterapia e câncer, converse com seu médico e veja se no seu centro de tratamento este tipo de serviço é oferecido!
COMITÊ DE FISIOTERAPIA ABRALE
Ele é composto por profissionais com experiência na área de onco-hematologia. O objetivo do comitê é ser uma fonte de informações e suporte de dúvidas para profissionais e pacientes, além de desenvolver projetos de divulgação da atuação fisioterapêutica nessa área.
Há também a preocupação com a pesquisa científica, para o crescimento da qualidade de vida deste grupo de pacientes e atualização profissional. Os membros que compõem este Comitê também ajudam na divulgação de informações e elaboração de materiais didáticos.