Última atualização em 17 de julho de 2020
O QUE É SERVIÇO SOCIAL
Você já deve ter conversado com algum assistente social em seu centro de tratamento, certo?
O Serviço Social tem por objetivo intervir nas questões sociais:
- no âmbito da pesquisa,
- análise e
- intervenção da realidade social.
O serviço Social visa garantir a socialização das informações quanto aos direitos sociais que permitem o acesso a bens e serviços de políticas públicas, privadas, não governamentais e programas sociais.
O papel do assistente social é assumir as competências sociais. Ele age de forma ampla nas orientações, planejamentos, acolhimentos e encaminhamentos, objetivando a autonomia dos indivíduos e/ou grupos.
SERVIÇO SOCIAL HOSPITALAR
O serviço social hospitalar abrange um conjunto de ações. O objetivo dessas ações é viabilizar condições para a adesão ao tratamento médico do pacientes e família em um processo de promoção humana. Tudo é feito por intermédio dos recursos sociais disponíveis.
ASSISTENTE SOCIAL NA EQUIPE
O Assistente Social é o profissional que observa, analisa e intervém direta e indiretamente, nas mais diversificadas situações socioeconômicas e emocionais apresentadas pelos pacientes e seus familiares.
Juntamente com a equipe multiprofissional, o assistente social, está receptivo a todas as ações profissionais que contribuem para integração do paciente à sociedade.
Com isso busca otimizar o tratamento, de tal forma que a doença passe a ser encarada como uma “circunstância”, a qual não impedirá paciente e família à ascenderem êxitos educacionais e/ou profissionais.
O trabalho em equipe é fundamental para uma assistência integral ao paciente e a família. A equipe deverá atender este paciente da forma mais abrangente possível e com base nas necessidades do mesmo e de sua família.
Este acolhimento deve ser gradual e contínuo, estabelecendo desta forma, uma relação mais próxima com a equipe, sempre buscando uma maior qualidade no atendimento.
SERVIÇO SOCIAL E ONCOLOGIA
CONVERSANDO SOBRE O DIAGNÓSTICO
Atualmente o serviço social na oncologia tem grande atuação.
Quando o paciente atendido pela equipe, já sabe de seu diagnóstico, ele recebe o acolhimento. O papel do assistente social no tratamento do câncer, começa quando o assistente social auxilia na interpretação da situação médica e sobre o tratamento proposto.
A equipe multidisciplinar deve sempre ter como objetivo promover uma ação educativa, buscando um processo reflexivo nos pacientes, para que possam participar do processo de tratamento e (ou) cura.
COMITÊ DE SERVIÇO SOCIAL ABRALE
É formado por profissionais que fornecem apoio social básico.
Significa prestar um serviço social em oncologia, a fim de garantir o tratamento e assistência integral dos pacientes em tratamento do câncer, e de seus familiares. Os membros também ajudam na divulgação de informações e elaboração de materiais didáticos.