Última atualização em 20 de dezembro de 2022
EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
“A nossa visão é ser um Instituto de referência mundial e sustentável em educação e pesquisa, para a cura de pessoas com câncer do sangue.”
Por meio de diferentes canais (revista, redes sociais, site, manuais, podcasts, eventos, vídeo aulas), realizamos produções próprias, que falam não só com os pacientes, mas com os cidadãos em geral.
As campanhas de marketing, realizadas durante o ano todo, mantêm os pacientes e familiares informados sobre as doenças do sangue e seus tratamentos. Já as campanhas de conscientização buscam alertar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Em 2020 as campanhas da Abrale foram feitas em sua maioria via online. As redes sociais Facebook e Instagram fizeram parte dos canais de comunicação utilizado para divulgação das campanhas. Na rede Facebook, mais de 203 mil seguidores foram impactados, com temas que engajaram mais de 1 milhão de pessoas. Já via Instagram, a Abrale uniu mais de 45 mil seguidores, por meio de postagens que engajaram mais de 500 mil pessoas.
Em 2020, mais de 2,2 milhões de pessoas foram impactadas pela TV Abrale, que apresenta uma programação completa de vídeos educativos e informativos. Os vídeos da TV Abrale apresentam uma média de 5 minutos de duração, em formato de entrevista realizada por um paciente com médicos e especialistas da área multiprofissional. Até dezembro de 2020, o Youtube da Abrale já contava mais de 47 mil inscritos em seu canal.
A Revista Abrale, com edições impressas trimestrais teve 40.000 exemplares impressos e enviados via correio, em 2020. Suas edições trazem novidades sobre tipos de tratamento, importância do diagnóstico precoce e qualidade de vida, histórias de superação e direitos do paciente. Todas as matérias são escritas com uma linguagem de fácil compreensão e contam com o apoio dos principais especialistas do país.
A Revista Abrale Online, por sua vez, apresenta uma pauta bem diversificada e uma média de duas matérias semanais. a versão online, e em 2020 teve uma audiência de mais de 4,400 milhões de leitores.
O site da Abrale foi ampliado, repaginado e atualizado em agosto de 2020, e até dezembro foi acessado por mais de 1.600.000 pessoas, que buscam por informações sobre as doenças e cânceres do sangue e seus tratamentos. O site da Abrale conta com um conteúdo completo sobre os cânceres e doenças do sangue, além de ser um canal direto de comunicação com os pacientes e de divulgação dos projetos realizados pela associação.
Educação à Distância | ONCOENSINO
A Abrale criou o Onco Ensino em 2016, uma plataforma de ensino à distância, com cursos de capacitação para médicos e profissionais de saúde da rede pública de todo o país.
Os cursos são ministrados pelos principais experts nos temas abordados, têm uma altíssima qualidade de produção e carga horária de 4
a 24 horas. Os conteúdos contam em sua maioria com auxílio de tutoria e, ao final, os alunos aprovados recebem o certificado com endosso do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.
O recrutamento dos alunos é prioritariamente feito por meio da parceria/convênio estabelecido pela Abrale com aproximadamente 268 instituições por todo o Brasil. As parcerias incluem Secretarias de Saúde, Cacons e Unacons, hospitais, clínicas e associações que atendem pacientes com câncer no Brasil, e instituições de classe.
Entendemos que médicos e equipes multidisciplinares melhores capacitados podem agilizar o diagnóstico e aplicar um tratamento mais adequado ao paciente. Isso garante melhorias nos desfechos dos tratamentos no Brasil. Durante o ano de 2021, o Onco Ensino capacitou mais de 30 mil profissionais.
Compartilhar para multiplicar! | ALIANZA LATINA
A Abrale é comprometida em compartilhar toda sua experiência de atuação e modelo de gestão, e em ser uma das mais bem desenvolvidas e reconhecidas associações do país. Por isso, em 2006, estruturou a Rede Alianza Latina.
Formada por mais de 120 associações membros que operam em 21 países (18 deles na América Latina), Estados Unidos, Portugal e Espanha, a Rede Alianza Latina tem como missão promover a capacitação, profissionalização e cooperação entre organizações de apoio ao paciente para melhorar, de forma contínua, a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis na América Latina.
Reunir líderes de apoio ao paciente e promover o compartilhamento de melhores práticas entre empreendedores sociais da saúde, proporciona a seus membros um espaço de debate e aprendizado, com ideais e missões similares, para que possam dialogar e juntos mudem o cenário da saúde no continente.