Oncologista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia explica que medicamento chegará primeiro ao setor…
Entenda o que é linfoma, tipo de câncer com o qual o cantor Netinho foi diagnosticado
Ele deu entrada no Hospital Aliança Star, em Salvador, no dia 25 de fevereiro, após sentir dores nas costas e dificuldade para caminhar. Em boletim médico do dia 21 de março, unidade deu alta e fala da doença
O cantor Netinho, de 58 anos, foi diagnosticado com um linfoma, que é um câncer que se origina no sistema linfático. O artista tornou o assunto público no dia 21 de março, quando teve alta do Hospital Aliança Star, em Salvador, e divulgou seu boletim médico onde constava a informação.
O documento é assinado pela diretoria médica do Hospital Aliança, e diz que após a descoberta do linfoma, Netinho fará ‘acompanhamento onco-hematológico’, sob coordenação da médica Glória Bonfim, e segue com suporte médico especializado. A nota não informa o estágio da doença.
Netinho deu entrada no Hospital Aliança Star, em Salvador, no dia 25 de fevereiro, após sentir dores nas costas e dificuldade para caminhar e, desde então, vinha investigando seu estado de saúde.
O que é linfoma?
O gshow conversou com o médico Breno Gusmão, onco-hematologista do Comitê Médico da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), que explicou que tipo de câncer é o linfoma e que tipo de tratamento é feito para a doença.
“O linfoma é um tipo de câncer de sangue, do sistema imune e do sistema linfático e pode acometer pessoas de qualquer idade, e se subdivide basicamente entre linfomas de Hodgkin e linfomas não Hodgkin. Porém também utilizamos outras classificações e hoje sabemos que temos mais de 30 tipos de linfomas diferentes. Então é importante um correto diagnóstico para saber qual o tratamento, qual o diagnóstico correto”, explicou.
O especialista diz que, entre essas classificações constam o fato do câncer ser agressivo ou de baixa progressão – chamado de indolente -, e que isso é fundamental para prescrever o tratamento, que costuma associar imunoterapia e quimioterapia.
“Eles são subdivididos entre linfomas agressivos e linfomas indolentes, que são de lenta progressão, e isso é importante para a estratégia terapêutica. É uma doença maligna e está entre os 10 mais frequentes na população”, explica Breno Gusmão.
Linfoma indolente pode requerer apenas observação
“Os principais tipos de tratamento terão a estratégia definida de acordo com o tipo do linfoma. Então podemos estratificar segundo a gravidade, agressividade, subtipo. A grosso modo, por exemplo, linfoma indolentes, em algumas ocasiões, nós apenas observamos, e não precisamos tratar em todas as ocasiões. No caso de um linfoma agressivo, o paciente vai ser tratado desde o diagnóstico habitualmente com imunoterapia mais quimioterapia associada”, diz.
O médico também alerta par os principais sintomas que costumam acometer um paciente que está com a doença.
- febre todos os dias, sem motivo aparente;
- perda de peso sem justificativa;
- sudorese noturna;
- prurido, ou seja, presença de coceira no corpo, frequente na região do tumor;
- crescimento de tumor.
Netinho, que no passado passou por três cirurgias no cérebro e foi submetido à colocação de quatro stents, vinha tendo acompanhamento médico por causa das fragilidades pelas quais passou, mas fazia planos de cantar no carnaval de Salvador até começar a ser acometido pelas dores.
Fonte: Gshow.