Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Última atualização em 20 de dezembro de 2022

POLÍTICAS PÚBLICAS E O MOVIMENTO TODOS JUNTOS CONTRA O CÂNCER


POLÍTICAS PÚBLICAS & ADVOCACY

Políticas Públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado direta ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.

A Abrale possui uma equipe de Políticas Públicas e Advocacy focada em relacionamentos e ações que tragam melhorias e transparência nas leis e nos processos do governo, para beneficiar os pacientes com câncer e doenças do sangue.

Atuamos intensamente, junto aos órgãos de saúde, para aprimorarmos a promoção, humanização e acesso ao tratamento oncológico. Nosso propósito é melhorar o desfecho dos tratamentos no Brasil. A Abrale é membro atuante e ocupa a vice-coordenação da comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Patologias – CIASPP. ; ocupa também a coordenação da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar – CISS; é suplente no GT Radioterapia – CONSINCA, e em março de 2022, passou a compor o Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (CONSINCA), por meio de Eduardo Maércio Fróes, que foi nomeado “representante (titular)” pelo Conselho Nacional de Saúde.

Visitamos os principais centros de tratamento oncológico do país (CACON e UNACON), a fim de detectar as reais necessidades das unidades. A partir das demandas encontradas, fazemos um levantamento de informações e iniciamos o planejamento estratégico, que conta com parceiros, empresas ou órgãos públicos, que podem contribuir para o aprimoramento da assistência. Igualmente as demandas e barreiras reportadas pelos pacientes e médicos, que se relacionam com nossa entidade, subsidiam nossa pauta neste departamento.  O objetivo de todo o trabalho é construir pontes entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar.


PROJETO VOZES – A VOZ DO PACIENTE NA SAÚDE

O Projeto Vozes tem como objetivo principal, ampliar e qualificar a participação dos atores da oncologia nas deliberações dos órgãos e agências governamentais. O projeto reúne pacientes, familiares, cuidadores, profissionais da saúde e líderes da área da saúde pública e privada, para juntos definirem as prioridades e conseguirem humanizar o atendimento, ampliar a assistência, minimizar a burocracia enfrentada pelas pessoas com câncer atendidas no Brasil e melhorar os desfechos dos tratamentos oferecidos, com base Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

As ações são executadas pelo departamento de Políticas Públicas e Advocacy da Abrale e Movimento TJCC, junto ao poder público, com os tomadores de decisão do Brasil, como a Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer, Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, entre outros órgãos governamentais e agências reguladoras.


EM MOVIMENTO | MOVIMENTO TODOS JUNTOS CONTRA O CÂNCER

O nosso departamento de políticas públicas é um dos braços que soma esforços no Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). Esta é uma iniciativa orquestrada pela Abrale, que surgiu em 2014 para unir hospitais, autoridades em Saúde e associações de pacientes que trabalham para o desenvolvimento de ações colaborativas em prol do aprimoramento e cumprimento da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

São 9 grupos ativos, que envolvem mais de 200 instituições de todo o país, com reuniões periódicas que contemplam as oito diretrizes da PNPCC, comprometidos com a melhoria da atenção oncológica no Brasil.

Desde 2014, anualmente, todos os participantes do Movimento TJCC reúnem-se em um dos maiores Congressos de Oncologia do país.  No evento são revisados os principais avanços no segmento e debatidos temas que exigem atenção especial com a presença de líderes na área, incluindo os gestores de órgão públicos.

Saiba mais sobre o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, e como fazer parte!

Back To Top