Fortalecimento da Conitec é visto com preocupação após decisão do STF sobre judicialização da saúde.…
Instituto vai garantir sustentabilidade de associações voltadas ao câncer
Criado por Merula Steagall, entidade vai gerir recursos de fundo patrimonial para Abrale e Abrasta
À frente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), a empreendedora social Merula Steagall lança um instituto para garantir a sustentabilidade destas instituições.
Em seu primeiro ano, o Instituto Merula Steagall pretende captar R$ 10 milhões em doações de pessoas físicas e jurídicas privadas, nacionais ou estrangeiras, que serão geridas por meio de um fundo patrimonial.
Os recursos serão destinados a programas da Abrale e Abrasta e, eventualmente, a outras organizações que atuam em áreas similares da saúde.
É preciso dar visibilidade às demandas urgentes dos pacientes e engajar a todos, em um propósito comum e transparente”, diz Merula, que é paciente de talassemia maior e, ao longo de sua carreira, dedicou-se a ajudar pacientes com cânceres e doença do sangue, como os linfomas, leucemias e talassemia.
O rendimento das doações também apoiará o desenvolvimento de pesquisas, estudos, tecnologias e inovações de aplicação prática, além de ações assistenciais voltadas à prevenção, ao diagnóstico, tratamento e reinserção social de pacientes. Iniciativas de ensino, pesquisa e extensão e divulgação de informações também serão financiadas.