A condição foi tema do novo episódio do Talks Online, que debateu o panorama da…
Prêmio Merula Steagall destaca projetos que transformam cuidado oncológico no Brasil
Concurso reconhece organizações e profissionais que atuam no enfrentamento do câncer, com prêmio de R$ 10 mil; inscrições vão até 20 de julho

O Prêmio Merula Steagall, promovido pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, abre inscrições para sua segunda edição, em que serão reconhecidas iniciativas de atenção e cuidado a pacientes com câncer.
Projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil, instituições, profissionais da saúde ou pesquisadores podem concorrer em três categorias: educação e informação; cuidado ao paciente; e políticas públicas e advocacy.
É preciso que eles tenham sido executados até 2024 em território nacional. Aquele com a maior pontuação geral entre todas as categorias receberá prêmio no valor de R$ 10 mil.
A avaliação considera critérios como impacto, inovação, potencial de replicação e parcerias. Iniciativas que comprovem transformação no território de atuação ou sejam direcionados a populações vulneráveis poderão receber até cinco pontos extras.
As inscrições vão até 20 de julho e podem ser feitas pelo site oficial da premiação. O regulamento também está disponível para consulta.
Finalistas serão anunciados em 16 de agosto de 2025, nas redes de ambas as organizações. A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro, durante o 13º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em São Paulo.
‘O Merula Steagall Awards é mais do que um prêmio, é um reconhecimento para quem transforma vidas por meio do cuidado, da informação e do compromisso com os pacientes oncológicos’, diz Catherine Moura, CEO da Abrale e médica sanitarista.
‘Celebrar essas iniciativas é uma forma de manter vivo o legado da Merula: colocar o paciente no centro do cuidado e das decisões sobre as políticas púbicas, com humanidade, escuta e ação.’
Em 2024, os vencedores da premiação foram o Instituto Mais Identidade, que trabalha na recuperação e na reabilitação de pessoas com defeitos faciais e maxilares causados por câncer, traumas ou doenças congênitas, e a ACBG (Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço), que apoia pacientes acometidos por câncer de cabeça e pescoço.
O prêmio é uma homenagem a Merula Stegall, empresária diagnosticada aos três anos com talassemia, tipo grave de anemia hereditária. Apesar das previsões médicas de que não viveria além dos cinco anos, Merula chegou aos 56.
Em 2002, mobilizou pacientes com câncer hematológico e fundou a Abrale, organização que presidiu até 2022, dedicada a melhorar o atendimento e a qualidade de vida de quem enfrenta a doença. Em reconhecimento a esse trabalho, venceu o Prêmio Empreendedor Social em 2013.
Merula passou a integrar a Rede Schwab, comunidade de inovadores sociais ligada ao Fórum Econômico Mundial. Ela também presidiu a Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia) por mais de uma década.
O lançamento da premiação que leva seu nome foi realizado durante o 10° Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em 2023, com homenagens a nomes como o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, o ex-diretor do Inca (Instituto Nacional do Câncer) Luiz Antonio Santini, o hematologista Nelson Hamerschlak e o oncologista Antonio Buzaid.
Fonte: Folha de S.Paulo

