A ABRALE esteve presente no II Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado…
100 primeiros dias do governo, no Estado de São Paulo
Em evento, Secretário Estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva, destaca a importância do diálogo entre todos os setores
No dia 15 de março, ocorreu na FIESP o evento “Perspectivas para o Setor da Saúde no Estado de São Paulo”, com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva. Luana Lima, coordenadora de políticas públicas e advocacy da Abrale e Movimento Todos Juntos Contra o Câncer este presente, acompanhando toda a discussão.
Dr. Eleuses destacou a compreensão para o governo de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um projeto de Estado, além da importância do diálogo em todos os níveis de governo e com todos os setores.
“Pensamos a saúde e o SUS como um projeto de estado, de nação, não iniciativa de governo. E quero promover o diálogo, pois sem diálogo temos o que vimos nos últimos anos. E o governador Tarcísio (Gomes de Freitas) tem essa visão”, destacou Paiva.
O objetivo do governo é melhorar a gestão, ampliando o acesso, garantindo a resolutividade e sustentabilidade. Como prioridades para os 100 primeiros dias de trabalho foram definidas:
- Imunização
- Filas da Oncologia
- Saúde digital e Telemedicina (iniciativa modelo Tele UTI)
Com relação à vacinação, a preocupação do governo foi regularizar e apoiar os municípios, levar a informação correta e combater as fake news. O compromisso com a Oncologia foi apresentado partindo do cumprimento das Leis dos 30 e 60 dias e a resolução das filas oncológicas. Segundo o Secretário, foi feita a reorganização das filas de cirurgias oncológicas, juntamente com os hospitais e em discussão com os Cacons e Unacons, abordando uma estratégia conjunta para o cumprimento da lei.
Outra questão apresentada pelo Secretário foi tornar o Estado de SP uma referência na utilização de saúde digital e telemedicina, para levar o sistema de saúde a um novo patamar de acesso, alinhados com o governo federal.
Ele também destacou a Atenção Farmacêutica, sob a perspectiva da necessidade de previsibilidade e o trabalho para melhorar a dispensação e a atenção com a saúde mental e atenção primária, para maior resolutividade.
Ruy Baumer, vice-presidente da FIESP e diretor titular do Comitê do Complexo Produtivo e Econômico da Saúde e Biotecnologia (ComSaude), destacou a importância de governo e setor privado trabalharem juntos.
“Essa parceria gera um ciclo virtuoso, com consequências benéficas para todos, dando mais qualidade de vida à população”.
O Movimento TJCC e a Abrale seguem acompanhando as políticas estaduais, propondo ações e participação conjunta para a melhoria da atenção oncológica no Estado de São Paulo.
Fonte: Comunicação e Políticas Públicas Abrale