A ABRALE esteve presente no II Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado…
Aberta consulta pública sobre a incorporação do Zanubrutinibe na Saúde Suplementar para pacientes com LLC e LLCP
Saiba como participar da consulta pública nº 139 da ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar, responsável pelos planos de saúde do Brasil, quer ouvir a opinião da sociedade para atualizar a lista de procedimentos que os planos são obrigados a cobrir aos usuários. Entre as tecnologias avaliadas está a indicação do medicamento Zanubrutinibe para tratamento de adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) ou linfoma linfocítico células pequenas (LLCP).
O prazo para participação na consulta pública nº 139 será até o dia 30/10/24. Por isso, se você teve experiência prévia com o medicamento, seja cuidador, familiar, amigo de paciente ou profissional da saúde, não deixe de enviar a sua contribuição à ANS!
A ANS emitiu recomendação inicial favorável à incorporação do Zanubrutinibe para as duas indicações abaixo:
- UAT 139 – Zanubrutinibe, medicamento para o tratamento de adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) ou linfoma linfocítico células pequenas (LLCP) recidivante refratário (RR); e
- UAT 140 – Zanubrutinibe, medicamento para o tratamento de adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) ou linfoma linfocítico células pequenas (LLCP), em primeira linha.
COMO POSSO PARTICIPAR?
Ao participar da Consulta Pública, você pode indicar se concorda ou discorda do parecer inicial da ANS e ajudar a melhorar o acesso ao tratamento oncológico aos pacientes atendidos na saúde suplementar, confira o passo a passo:
1.Acesse as Consultas Públicas, clique aqui
2.Abaixo da página, clique no link: Contribua para a Consulta Pública.
3.Selecione a UAT – 139 ou UAT 140 e preencha os campos com a sua opinião e justificativa. Se você acredita que deva ser incorporado na ANS, indique que: “É A FAVOR DA RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR”.
4.Depois de preencher, clique em “incluir comentário”. Caso queira contribuir em mais de uma UAT, repita a etapa 3 ou 4;
Ao selecionar o botão “Continuar”, preencha os seus dados de contato e clique em “Enviar”. Pronto, a sua contribuição foi enviada!
Antes de enviar a sua contribuição, consulte os relatórios de avaliação da tecnologia pelo Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE).
Recomendação favorável da ANS
Após debate na 33ª reunião técnica da COSAÙDE sobre o Zanubrutinibe, os membros da Diretoria Colegiada da ANS presentes na 10ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 8 de outubro de 2024, deliberaram que o tema fosse submetido à consulta pública com recomendação preliminar favorável à incorporação do medicamento para as duas indicações de uso aos pacientes de LLC e LLCP.
A justificativa da ANS para o parecer favorável considera estudos que comparam os resultados do Zanubrutinibe com outras opções terapêuticas disponíveis e já incorporadas. A relação entre os benefícios clínicos apresentados e o menor custo mensal do tratamento em relação a outras combinações de terapias, somam às razões da Agência para a posição favorável à incorporação.