Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Abrale participa do seminário do NavegaSUS e indica recomendações para a implementação do programa

Última atualização em 17 de outubro de 2025

A coordenadora do Comitê de Navegação da Abrale, Tamara Teixeira, e a analista de Políticas Públicas e Advocacy, Thais Souza, representaram a instituição no seminário de abertura do projeto NavegaSUS, promovido pelo A.C. Camargo Cancer Center, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), por meio do PROADI-SUS. O evento foi realizado nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O NavegaSUS tem como objetivo qualificar profissionais e fortalecer a implementação do Programa de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer no SUS. Serão ofertados cursos online em três níveis de complexidade — introdutório, avançado e de formação de facilitadores — voltados a profissionais de saúde, unidades e centros de alta complexidade em oncologia em todo o território nacional.

Durante sua participação no evento, Tamara Teixeira destacou os elementos fundamentais da elaboração de um programa e da navegação de pacientes, enfatizando a importância de indicadores efetivos e da compreensão ampliada do papel do navegador de pacientes, que deve atuar para além da enfermagem e da atenção especializada:

A navegação precisa conectar e portanto dialogar com toda a rede, inclusive com a atenção primária. É o olhar integral e a abordagem de toda a jornada de cuidados que garante que o paciente com câncer não se perca pelo no caminho”, reforçou Tamara Teixeira.

O evento também apresentou experiências regionais inspiradoras, como as do Hospital Regional de Taguatinga (DF), do Programa Paraíba Contra o Câncer (Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba) e do PrevCâncer, promovido pela Liga Contra o Câncer do Ceará. O A.C. Camargo compartilhou ainda sua trajetória na navegação de pacientes com suspeita e diagnóstico confirmado de diferentes tipos de câncer, incluindo neoplasias hematológicas.

Para Thais Souza a iniciativa reforça a oportunidade de consolidar as estratégias de navegação no SUS e envolvimento de diferentes atores: 

Trocas como estas mostraram que a qualificação precisa alcançar também os gestores em saúde, que terão o desafio de implementar e acompanhar a navegação no âmbito dos estados e municípios. É fundamental que compreendam a dimensão e o impacto desse novo modelo na rede de atenção oncológica”, afirmou.

Como integrante do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Câncer (Consinca), a Abrale participa do grupo de trabalho de navegação como uma das organizações autoras na elaboração do Guia Técnico para Implementação do Programa de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer no SUS, em conformidade com a nova legislação.

Além disso, a Abrale promove a formação de profissionais navegadores por meio do curso do Onco Ensino, intitulado “Formação de Navegadores de Pessoas com Câncer: os Fundamentos”, saiba mais. 

 

Back To Top