Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Ações sobre a atenção oncológica em Sergipe: trabalho da Abrale em Brasília

No dia 18 de março, o time de Políticas Públicas e Advocacy da Abrale esteve em Brasília para continuar o trabalho da associação em relação à atenção oncológica em Sergipe, em parceria com as organizações locais. Durante o 6º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer, realizado em julho de 2024 em Sergipe, foram discutidos diversos desafios e a situação crítica da atenção oncológica no estado. Desde então, a Abrale tem coletado dados junto às instituições FIAPACE (Federação da Oncologia de Sergipe) e a AMO (Associação Amigos da Oncologia), a fim de subsidiar a atuação do Ministério Público Federal (MPF-SE), que já lida com uma Ação Civil Pública (nº 0804701-05.2020.4.05.8500) sobre o tema, em andamento desde 2020, na 2ª Vara Federal de Sergipe.

 

 

Entre os principais pontos estão a insuficiência dos serviços prestados pelos três CACONs e UNACONs existentes no estado (HUSE, HU e Hospital de Cirurgia), além de problemas na gestão interna de cada unidade e na integração entre elas. A falta de uma rede integrada tem dificultado a oferta de um atendimento digno ao paciente oncológico. Também foram destacadas a estrutura precária do HUSE, a falta de medicamentos básicos, especialmente para controle de efeitos colaterais, e o déficit de médicos onco-hematologistas. O HUSE, por exemplo, possui uma demanda de 9 especialistas onco-hematológicos, mas chegou a ter apenas 2 médicos atuando, o que resultou em uma sobrecarga na equipe. Essa situação gerou longas esperas, como a de pacientes recém-transplantados que aguardam mais de 6 meses para uma consulta de retorno, algo inadmissível, especialmente quando mais de 50% dos pacientes de TMO no Brasil morrem em decorrência de infecções pós-transplante (Fonte: CIBMTR e Mapa do Transplante).

Foi essa agenda que a Abrale levou à Brasília, onde se reuniu com o Deputado Thiago de Joaldo (PP-SE) e a Deputada Delegada Katarina (PSD-SE) para discutir sobre as possíveis ações por parte do legislativo federal em favor da oncologia no estado.

 

 

Em Brasília, a Abrale apresentou a situação da oncologia no estado e as principais demandas aos parlamentares, incluindo o Senador Rogério Carvalho (PT) e os deputados Thiago de Joaldo e Delegada Katarina, com o objetivo de buscar ações efetivas para superar as barreiras no acesso ao diagnóstico e ao tratamento oncológico na região.

Os parlamentares acolheram as demandas e se comprometeram a trabalhar em conjunto com a Abrale para garantir que as necessidades dos pacientes oncológicos em Sergipe sejam atendidas de forma eficaz. Essa foi uma das ações da Abrale, em parceria com as organizações de apoio ao paciente do estado, pela atenção à situação crítica da saúde em Sergipe. 


Fonte: Políticas Públicas e Advocacy ABRALE

Back To Top