Skip to content
11 3149-5190 | 0800-773-9973 FALE CONOSCO IMPRENSA Como ajudar DOE AGORA

Atenção, pacientes de PTI! Consulta pública analisa novo PCDT para a doença com medicamentos recém-incorporados ao SUS

Desde 2024, importantes avanços vêm sendo conquistados no tratamento da Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) no SUS. Agora, está aberta uma nova consulta pública que avalia a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença — documento que orienta os profissionais do sistema público sobre diagnóstico, tratamento e acompanhamento com base nas melhores evidências disponíveis (Ministério da Saúde, 2025).

Essa proposta de atualização do PCDT inclui os medicamentos rituximabe e romiplostim, recentemente incorporados ao SUS para o tratamento de adultos, crianças e adolescentes com PTI refratária, crônica ou dependente de corticosteroides (Abrale, 2024; Abrale, 2025).

Em outubro de 2024, a Consulta Pública nº 60/2024 analisou a incorporação dos medicamentos rituximabe, dapsona e romiplostim para adultos com PTI (Abrale, 2024). A proposta resultou na Portaria SECTICS/MS nº 63/2024, que aprovou a inclusão de rituximabe e romiplostim no SUS, mas não recomendou a dapsona.

Já em janeiro de 2025, foi lançada a Consulta Pública nº 102/2024, voltada à avaliação da mesma combinação de medicamentos — agora para o tratamento de crianças e adolescentes (Abrale, 2025). O processo levou à publicação da Portaria SECTICS/MS nº 21/2025, que também aprovou a incorporação de rituximabe e romiplostim para esse público, excluindo novamente a dapsona.

A atualização do PCDT agora em consulta pública busca alinhar essas decisões recentes à prática clínica no SUS, fornecendo orientações atualizadas aos profissionais de saúde sobre a melhor conduta terapêutica para a PTI (Ministério da Saúde, 2025).

A proposta de atualização do protocolo foi avaliada na 141ª Reunião da Conitec, em 6 de junho de 2025, com recomendação preliminar favorável à publicação do novo PCDT pelos membros do Comitê de PCDT.

Os PCDTs são documentos técnicos que definem o que o SUS deve oferecer em termos de diagnóstico, tratamento e monitoramento das doenças. Por isso, a participação social na consulta pública é essencial: é o momento em que pacientes, familiares e profissionais de saúde podem contribuir para que a realidade do dia a dia esteja refletida nas diretrizes do sistema público de saúde.

Acesse o site da Conitec para entender o relatório e deixar sua contribuição!

Back To Top