Entidade foi selecionada para participar como parte da delegação brasileira. A Abrale foi selecionada para…
Nota Pública – Acesso ao tratamento no Ceará
Última atualização em 20 de outubro de 2025
CASO CEARÁ
A Associação Brasileira de Câncer do Sangue (Abrale), organização da sociedade civil sem fins lucrativos e líder do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, manifesta sua profunda preocupação com a grave situação enfrentada por pacientes em tratamento onco-hematológico no Estado do Ceará, que aguardam há meses medicamentos essenciais para a continuidade de seus tratamentos.
Gostaríamos, em primeiro lugar, de reconhecer a atenção já dedicada pela Secretaria da Saúde do Estado no sentido de escuta às demandas relacionadas ao acesso a medicamentos, bem como a disposição para o diálogo. No entanto, reforçamos que se trata de uma situação extremamente grave, envolvendo pacientes em risco iminente de morte, que exige medidas urgentes para garantir a manutenção da vida.
A Abrale enfatiza que a judicialização não deve ser a principal via para assegurar o fornecimento de medicamentos, uma vez que sobrecarrega o sistema de saúde e impõe sofrimento adicional aos pacientes e familiares. O objetivo é construir soluções céleres e efetivas, de forma conjunta, que garantam o direito constitucional à saúde. Diante da urgência do caso, solicitamos:
- Adoção imediata de medidas emergenciais para o fornecimento dos medicamentos essenciais;
- Atuação coordenada da Secretaria da Saúde e da Procuradoria-Geral do Estado para assegurar o cumprimento das decisões judiciais já existentes e estruturar soluções preventivas;
- Estabelecimento de um canal de diálogo direto e permanente entre a gestão estadual e a sociedade civil, permitindo acompanhamento próximo dos casos.
Reiteramos que se trata de uma situação emergencial, onde pacientes aguardam tratamento oncológico indicado para obterem os melhores resultados de saúde possíveis. A Abrale reforça seu compromisso com a defesa da saúde e da vida desses pacientes, colocando-se à disposição para contribuir.
São Paulo, 08 de outubro de 2025.
Associação Brasileira de Câncer do Sangue (Abrale)

