A ABRALE esteve presente no II Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado…
Participe da Consulta Pública nº 43 da Conitec e opine sobre a incorporação do Molnupiravir no SUS!
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu consultas públicas (CP) para ouvir a sociedade a respeito da incorporação do molnupiravir, para tratamento dos pacientes infectados por SARS-CoV-2 não hospitalizados com alto risco de agravamento da doença. A Conitec já apresentou a sua recomendação inicial à consulta pública vigente, com prazo para apresentação de contribuições até o dia 18 de julho de 2022.
A Conitec precisa te ouvir!
A sua voz importa para melhorarmos o acesso a tratamentos que impactam na vida do paciente oncológico. A Conitec foi desfavorável à incorporação do molnupiravir, para pacientes infectados por SARS-CoV-2 não hospitalizados com alto risco de agravamento da doença. Contudo, o medicamento é útil aos pacientes que estão impedidos de utilizar nirmatrelvir/ritonavir em função das contraindicações. O molnupiravir poderá ser utilizado no tratamento da COVID-19, de modo a evitar que pacientes de maior risco fiquem descobertos e suscetíveis ao agravamento de suas doenças de base.
Como faço para participar?
Os interessados em participar da Consulta Pública deverão acessar o site Participa + Brasil, uma plataforma do Governo para unificar os canais digitais de participação social. Siga o passo a passo a seguir para fazer a sua contribuição:
- 1) Acesse o site Participa Brasil e clique no botão “Acesso” no campo superior direito.
- 2) Faça o login com a sua conta no Gov.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta
- 3) Uma vez já logado em sua conta Gov.Br, mantenha a página do Participa+Brasil em aberto e volte para este passo a passo.
- 4) Selecione o formulário que deseja preencher para participar da Consulta Pública nº 43
- Formulário Experiência ou Opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros. – Acesse aqui
- Formulário Técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada. – Acesse aqui
- 5) Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler os relatórios da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, eles fornecem informações sobre a patologia e ajudam a compreender o que embasou a recomendação preliminar.
- 6) Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião”
- 7) Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página. Também ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro.
Fonte: Advocacy e Políticas Públicas Abrale