A ABRALE esteve presente no II Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado…
Aberta Consultas Públicas para incorporação do Daratumumabe e Carfilzomibe
Última atualização em 15 de agosto de 2023
A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), abriu a oportunidade de escuta da sociedade por meio de duas consultas:
Consulta pública nº 29, referente a inclusão do medicamento daratumumabe na combinação com bortezomibe e dexametasona;
Consulta pública nº 26 para incorporação do medicamento carfilzomibe, para pacientes com Mieloma Múltiplo recidivado e/ou refratário que receberam uma única terapia prévia.
A recomendação inicial às consultas públicas vigentes já foram apresentadas pela Conitec, e o prazo para apresentação de contribuições vai até o dia 14 de agosto de 2022.
A Conitec precisa te ouvir! Saiba mais sobre o parecer à incorporação emitido pela comissão:
Consulta Pública nº 29 – Daratumumabe em combinação com bortezomibe e dexametasona
Em sua DDT (diretrizes diagnósticas e terapêuticas) a CONITEC recomendou inicialmente a não incorporação ao SUS do daratumumabe associado ao bortezomibe e dexametasona para o tratamento do mieloma múltiplo recidivado ou refratário, após uma única terapia prévia.
O tema já havia sido discutido durante a 120ª Reunião Ordinária da Comissão, realizada nos dias 28 e 29 de junho de 2023. A Comissão concluiu que, embora as evidências científicas apresentadas sobre o medicamento sejam de boa qualidade e de uma magnitude importante nos desfechos, o custo da incorporação é honroso. Desta forma, a recomendação preliminar foi pena não incorporação do medicamento ao SUS.
Consulta Pública nº 26 – Carfilzomibe para tratamento de pacientes com mieloma múltiplo recidivado ou refratário que receberam uma terapia prévia
Em sua DDT (diretrizes diagnósticas e terapêuticas) a CONITEC recomendou inicialmente, a não incorporação ao SUS do carfilzomibe para o tratamento de mieloma múltiplo recidivado ou refratário.
O tema foi discutido durante a 119ª Reunião Ordinária da Comissão, realizada nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2023, onde os integrantes do Comitê de Medicamentos consideraram que embora a evidência clínica apresentada seja de boa qualidade, o parâmetro de tempo utilizado na análise econômica não foi o mais adequado.
Ainda segundo a DDT, outro aspecto que influenciou a recomendação desfavorável foi o preço proposto, que se mostrou elevado em relação à opção disponível no SUS.
Como faço para participar?
1) Efetue cadastro/login no site GOV.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta
2) Aguarde a confirmação de acesso e/ou cadastro de dados efetuado com sucesso.
3) Permaneça logado no site GOV.BR e acesse o site da Conitec – Clique aqui para acessar.
4) Encontre o número da consulta pública que deseja contribuir e selecione o formulário para preencher, existem dois tipos:
- Formulário Experiência ou Opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros.
- Formulário técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada.
5) Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler ou consultar a proposta da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, ela fornece informações sobre a patologia e ajuda a compreender o que embasou a recomendação preliminar.
6) Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião”
7) Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página. Também ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro.
Saiba mais sobre Mieloma Múltiplo clicando aqui!