A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) está realizando as chamadas públicas…
Portaria do Ministério da Saúde inclui blinatumomabe na tabela do SUS
No dia 11 de dezembro de 2023, foi publicada no diário oficial da união, a Portaria GM/MS nº 2.251 que inclui na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) os procedimentos para o tratamento da Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) B derivada pediátrica em primeira recidiva medular de alto risco.
A decisão foi tomada considerando a incorporação do medicamento Blinatumomabe para a LLA B derivada pediátrica em primeira recidiva medular de alto risco, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, de acordo com a Portaria SCTIE/MS nº 51, de 1º de junho de 2022.
O que fala a portaria?
Entre os principais pontos, a portaria estabelece a inclusão dos procedimentos na tabela do SUS, as condições para autorização dos procedimentos ambulatoriais, as diretrizes para internação hospitalar com o uso do medicamento, além de definir o limite financeiro anual para o financiamento desses procedimentos.
Os gestores locais terão responsabilidade na avaliação dos requisitos técnicos para a autorização dos procedimentos, visando evitar o uso inadequado e garantir a continuidade do tratamento dos pacientes, evitando prejuízos e uso indevido de recursos públicos.
O valor financeiro anual para financiamento desses procedimentos está limitado a R$ 25.147.027,00 e será destinado do orçamento do Ministério da Saúde ao Programa de Trabalho 10.302.2015.8585 – Atenção à Saúde da População para procedimentos em Média e Alta Complexidade.
Essa medida de inclusão tem vigência a partir de dezembro de 2023 e os recursos para financiamento serão gerenciados pelo Fundo Nacional de Saúde, com transferências mensais aos Fundos de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, de acordo com a produção de serviços registrada no Sistema de Informações do SUS.
Confira o texto da portaria na íntegra.
Confira as ações da Abrale para incorporação e acesso ao blinatumomabe!