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Última atualização em 3 de março de 2023

Apoio ao Paciente

O departamento é formado por profissionais internos e representantes externos. Ambas as equipes são especializadas para atender a pacientes com cânceres e doenças do sangue, residentes em todos os Estados do Brasil.

A equipe interna disponibiliza, via canais digitais e telefone, todo tipo de ajuda gratuita de que os pacientes precisem, no pré e pós-tratamento. Dentre os serviços oferecidos estão: atendimento psicológico, não só a pacientes, mas também aos seus familiares ou cuidadores para ajudar no enfrentamento do câncer e de todos os sentimentos que esta situação pode trazer; orientação jurídica, que reforça a importância dos direitos do paciente perante à lei;  apoio nutricional, com profissionais da nutrição que auxiliam para uma melhor alimentação durante o tratamento; e enfermeiros que informam sobre as doenças, terapias e prognósticos; programa de segunda opinião médica, e o Projeto de Telemedicina oferecendo consulta com especialistas da onco-hemato, pediatria e nutrição dirigido a pacientes desprovidos de recursos financeiros ou que necessitam de uma orientação.

equipe externa é formada por 12 representantes que atuam em 10 estados brasileiros, onde estão os principais centros de tratamento oncológico. O trabalho destes representantes é identificar os pacientes que estão internados ou em tratamento, apresentar a eles os serviços gratuitos que a Abrale oferece, cadastrá-los na base de dados e criar um relacionamento que os beneficie durante todo o período do tratamento, não só por meio dos serviços gratuitos, mas também das campanhas sobre as doenças que ocorrem mensalmente, da Revista Abrale impressa, entregue gratuitamente em suas residências, e das ações como o Projeto Bem-Estar, que oferece aos pacientes oficinas e workshops com profissionais de diferentes áreas da saúde.

O objetivo de toda a equipe é conseguir a maior adesão ao tratamento e a busca da remissão completa dos pacientes atendidos.

Em 2022, oferecemos acolhimento e assistência para mais de 6.600 pessoas de todo o país, que entraram em contato em nossos canais de apoio.  

  • POR MEIO DO ATENDIMENTO SOCIAL (presencial, on-line ou por telefone):  1.703 pacientes tiraram dúvidas sobre exames, medicamentos, atendimento via sistema público e privado de saúde, dentre outros. 
  • POR MEIO DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO (on-line): 238 pacientes receberam amparo de profissionais especializados na Oncologia. 
  • POR MEIO DA ORIENTAÇÃO JURÍDICA (on-line): 1.486 pacientes receberam orientação sobre seus direitos garantidos por lei. 
  • POR MEIO DOS REPRESENTANTES ABRALE DO BRASIL:  1.753 novos pacientes foram cadastrados e 1.008 visitas foram realizadas pelos representantes regionais em hospitais das principais capitais do país.
  • VIA TELEMEDICINA: especialistas realizaram consultas à distância com 493 pacientes e familiares, tirando dúvidas sobre as doenças e seus tratamentos. 

Os atendimentos oferecidos pela Abrale tornaram possível a cada um destes pacientes e familiares: diagnóstico em tempo adequado, tratamentos mais eficientes e, principalmente, o empoderamento em busca dos melhores resultados clínicos e qualidade de vida. Afinal, o câncer não espera. 

 

Deseja saber mais sobre o Departamento de Apoio ao Paciente, ou precisa de ajuda gratuita? É só dar um clique e enviar uma mensagem!

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