Atualmente, estudos se concentram em recrutar número maior de voluntários para verificar eficácia do tratamento…
2ª Edição Merula Steagall Awards – Veja quem são os finalistas!
Projetos trazem soluções para os desafios enfrentados pelos pacientes oncológicos, no Brasil
O Merula Steagall Awards, criado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), tem o objetivo de homenagear o legado de Merula Steagall, idealizadora de ambas as iniciativas, e reconhecer projetos que transformam o cuidado oncológico no país.
Nesta segunda edição do prêmio, serão reconhecidos três projetos inovadores da Oncologia brasileira e anunciado um grande vencedor.
Os interessados tiveram entre 16 de junho e 20 de julho para submeter seus projetos em uma das seguintes categorias:
- Cuidado ao Paciente, na qual podiam ser inscritas ações de assistência e apoio ao paciente oncológico, com foco em facilitar a jornada de cuidado e promover melhores desfechos clínicos e maior qualidade de vida, principalmente de pacientes sem acesso à saúde suplementar.
- Educação e Informação, que envolve projetos voltados para educação e informação na área oncológica. Os projetos podem ser focados em educação e informação de profissionais da saúde, pacientes, familiares, cuidadores ou população em geral.
- Políticas Públicas e Advocacy, relacionado a iniciativas com foco na melhoria de leis, políticas públicas de saúde e processos de governo que beneficiem pacientes oncológicos.
Foram mais de 60 projetos inscritos e avaliados pela comissão julgadora formada pelos especialistas Dr. Luiz Santini – Médico, cirurgião de tórax e professor da Universidade Federal Fluminense. Foi Diretor-Geral do INCA; Dr. José Marques – Hematologista, ex-presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH); Dra. Marisa Madi – Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; Dra. Catherine Moura – Médica Sanitarista, CEO da Abrale e líder do Movimento TJCC; e Fábio Fedozzi – Diretor Executivo da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).
Destes, foram escolhidos seis projetos finalistas, sendo dois por categoria. São eles:
CATEGORIA CUIDADO AO PACIENTE
- Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos – Hospital do Amor
Projeto: Hora Dourada – Minutos que Salvam Vidas
Infecções são uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes com câncer. O projeto busca administrar antibióticos em até 60 minutos para pacientes onco-hematológicos pediátricos com febre, após chegada ao pronto atendimento.
Com estratégias como kits prontos, treinamento de equipe e engajamento lúdico, já foram atendidos 950 pacientes, reduzindo em 50% o tempo até atendimento e alcançando 89% dos pacientes com antibiótico na primeira hora. Houve queda significativa de sepse, transferências para UTI e óbitos, tornando-se referência nacional com potencial de replicabilidade, apoiado pelo St. Jude Children’s Research Hospital e IHI.
- Universidade Federal de São João Del Rei
Projeto: Oncogenética Translacional: Pesquisa, Cuidado e Impacto Social no Centro-Oeste de Minas Gerais
O Programa de Avaliação de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar, criado pela parceria entre a ACOM e a UFSJ, é uma iniciativa inédita voltada a famílias assistidas pelo SUS com suspeita de câncer hereditário no Centro-Oeste de MG.
A equipe multiprofissional realiza heredogramas, testes genéticos avançados e acompanhamento clínico personalizado. Financiado por projetos e doações, o programa funciona no Centro Oncológico da ACOM e, desde 2024, conta com um Núcleo de Estudos e Pesquisa. Atualmente, integra o Genoma SUS, maior projeto genômico do Ministério da Saúde.
CATEGORIA EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO
- Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC
Projeto: Atendimento Educacional Hospitalar como Cuidado: Estratégia da Escola Móvel para Garantir Aprendizagem e Vínculo Escolar no Tratamento Oncológico
A Escola Móvel do Hospital GRAACC, criada há 25 anos pela Profa. Dra. Amalia Neide Covic, é um serviço pioneiro que oferece educação hospitalar a crianças e adolescentes com câncer de todo o Brasil. O projeto reduziu significativamente o abandono escolar durante o tratamento por meio de um trabalho pedagógico contínuo e humanizado.
Em 2024, foram realizadas 6.081 aulas para 459 estudantes-pacientes; 14 deles prestaram o ENEM no hospital com apoio pedagógico. A iniciativa sistematiza e compartilha estratégias eficazes que garantem acesso à educação e fortalecem o cuidado durante o tratamento.
- Instituto Ronald McDonald
Projeto: Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil: Uma Tecnologia Social
Esta tecnologia social encurta o tempo entre os primeiros sinais de câncer e o início do tratamento em centros especializados. Ao capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde para a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes, a iniciativa fortalece a rede pública, promove diagnósticos em tempo oportuno e contribui para a redução das desigualdades no cuidado.
O programa também articula gestores do SUS para garantir integração entre níveis de atenção. Desde 2008, mais de 44 mil profissionais em 15 estados e no DF foram capacitados, com aulas teóricas, discussão de casos e apoio do Guia Rápido para Profissionais de Saúde.
CATEGORIA POLÍTICAS PÚBLICAS E ADVOCACY
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília
Projeto: Comissão Permanente de Oncologia no Conselho de Saúde do DF
Em abril de 2024, a associação levou ao Conselho de Saúde do Distrito Federal a situação crítica do atendimento oncológico na região, agravada pelo fechamento de um serviço que realizava primeiras consultas. A partir dessa demanda, foi criado um Grupo de Trabalho de Oncologia para diagnosticar o problema e propor soluções.
Após visitas, reuniões e análises, o grupo apresentou uma resolução com medidas prioritárias e sugeriu a criação de uma Comissão Permanente de Oncologia, aprovada em outubro de 2024, para monitoramento, fiscalização e proposição de melhorias no acesso a diagnóstico e tratamento. Pelo menos 900 pessoas já foram impactadas com redução da fila de espera por consulta de primeira vez.
- Sarcoma Patient Advocacy Global Network – Brasil
Projeto: Sarcomunicándonos América Latina
Esta é uma iniciativa educativa e acolhedora voltada a pacientes com sarcoma, familiares e cuidadores. Como o sarcoma é um câncer raro e pouco estudado, o projeto promove webinars bilíngues, encontros de escuta e atividades presenciais, conectando pacientes de diferentes países da América Latina, especialmente no Brasil.
O objetivo é compartilhar conhecimento, promover autocuidado e fortalecer redes de apoio, oferecendo informação acessível frente às barreiras de acesso à saúde, falta de especialistas e pesquisas clínicas limitadas.
SOBRE A PREMIAÇÃO
A cerimônia do Merula Steagall Awards acontecerá no dia 16 de setembro, no 12º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. Além de homenagear os ganhadores de cada categoria, o grande vencedor entre todas as categorias receberá o valor de R$10.000,00.
As organizações responsáveis pelos projetos homenageados também ganharão espaço para organização de conteúdo no próximo Congresso TJCC.
O prêmio tem o apoio ouro da Gliead Kite e apoio bronze da GSK e Roche.
Faça sua inscrição no 12º Congresso TJCC e acompanhe a premiação!
Fonte: Comunicação Todos Juntos Contra o Câncer

