No dia 6 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, a nona edição do Fórum…
Abrale pede prorrogação da Consulta Pública para tratamento da LMA
A sociedade precisa de mais tempo para dar sua contribuição a favor dos pacientes
No dia 30 de março de 2020, a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS (Conitec) abriu uma consulta pública muito importante para os pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA).
Estamos falando da Consulta Pública (CP) n.º 17, que pede a incorporação no sistema público de saúde do medicamento venetoclax em combinação com azacitidina para pacientes recém-diagnosticados com LMA e que sejam inelegíveis à quimioterapia intensiva.
Este assunto merece ser tratado com seriedade e atenção. Desde o dia 30 de março, diversos eventos importantes aconteceram no Brasil. Dentre os principais acontecimentos está a celebração de feriado da Páscoa, ocorrido entre os dias 10 e 12 de abril, o que dificultou a divulgação das informações, uma vez que muitas pessoas apresentaram mudanças em suas rotinas de vida.
Destaca-se também a confirmação de milhares de casos do novo coronavírus, que colocou o país sobre constante alerta, desviando o foco de outras ações igualmente importantes na saúde. Em uma portaria recente, o Ministério da Saúde suspendeu a avaliação de novos processos e prorrogou a avaliação de diversas tecnologias que estavam na “fila”.
A LMA é uma doença de rápida evolução e não pode esperar. O tempo é o nosso maior aliado. A tecnologia demandada é inovadora e exige dedicação e atenção na leitura dos documentos técnicos. Diante deste cenário, médicos, pacientes e organizações sociais afirmaram que não houve tempo suficiente para análise documental.
Pensando neste problema, estamos pressionando a Conitec, pedindo a prorrogação do prazo em 10 dias. A Abrale pede respeito e consideração com os pacientes de LMA, pois todos querem contribuir e precisam de mais tempo. Apoie esta causa!
Estamos fazendo pressão!
Confira o ofício enviado para a Diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, Dra. Vania Cristina Canuto Santos:
https://bit.ly/2VENwAy